sábado, 16 de março de 2013

SES prepara 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Departamento de Imunização e do programa Estadual da Influenza, realizaram na quinta-feira (14), às15h, no auditório Wellington Mendes, a reunião da 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. O evento serviu para orientar os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, entre outros) e gestores sobre a vacinação contra influenza que será realizada no período de 15 a 26 de abril. Entre os objetivos estão a redução da mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários, um total de 1.163.335 pessoas.
        Para garantir a efetivação da campanha, que tem como grupos prioritários idosos de 60 anos e mais, crianças de seis meses a 2 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, população indígena e a privada de liberdade, além dos grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
        A reunião teve cunho técnico e visou sensibilizar e esclarecer os profissionais de saúde sobre os procedimentos para a apresentação da prescrição médica obrigatória para o grupo de comorbidade, que inclui doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, além de portadores de diabetes, imunossupressão, obesos e transplantados, durante a campanha.
DADOS - Os dados do Maranhão no ano passado foram: crianças 98,35%, trabalhadores da saúde 99,68%, gestantes 91,07%, indígenas 86,60%, idosos 89,41%. O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, acredita que o estado obteve uma boa meta, principalmente porque ficou acima da que foi estabelecida pelo Ministério da Saúde que preconiza 80% da população pertencentes aos grupos prioritários para a campanha e o Maranhão ficou acima da meta em todos os grupos. Alberto Carneiro convocou a população a vacinar no período estabelecido para a campanha que é de 15 a 26 de abril, e este ano a campanha tem o slogan “Quem lembra da vacina se protege da Gripe”.     
SOBRE A DOENÇA - Cabe ressaltar, também, que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e a sua transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.
A chefe do Departamento de Imunização, Maria Helena Carreiro, disse que o objetivo principal da reunião foi orientar e sensibilizar os profissionais de saúde, para os novos grupos prioritários que são as puérperas de até 45 dias após o parto, e as comorbidades crônicas, sendo que, a prescrição médica será obrigatório para esse grupo, devido eles poderem vacinar em qual quer posto de saúde e não só nos Centro de Referência Imonobiológicos Especiais (Crie).
Ascom/Gov. do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário