Estandes montados na Semana de Combate
ao
Superendividamento, em São Luís
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Para o gerente do Procon, Kleber José Moreira, o evento foi uma grande
oportunidade para consumidores limparem seus nomes. “Celebramos grandes
negociações entre consumidores e prestadores de serviço. Desta maneira,
ajudamos muitas pessoas a renegociarem suas dívidas, limpando o nome da lista
de proteção ao crédito e também orientando para um consumo mais responsável”,
declarou o gerente.
ATENDIMENTO
- O atendimento foi realizado aos
consumidores que fizeram previamente um cadastro para participar do evento.
Porém, o Procon deu a oportunidade para que todos participassem e o cadastro
foi feito na mesma hora, sem agendamento. Na programação, foram realizadas
ainda conferências sobre educação financeira, empréstimo consignado para
idosos, palestra sobre educação financeira para crianças de escolas públicas,
além de esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor.
Jackson Sousa, gerente regional da Companhia Energética do Maranhão
(Cemar), acha fundamental a participação das empresas nesse tipo de ação. “Além
de ajudar o consumidor a pagar suas contas, participando desse tipo de ação a
empresa melhora sua imagem e seu relacionamento com os clientes”, diz o
representante da Companhia.
Segundo Rayana Arraes, supervisora das Relações de Consumo do Procon, é
importante a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, pois o
superendividamento não é só um problema financeiro, mas do bem estar do
consumidor. “Em muitas famílias, o problema das dívidas não se resume apenas ao
bolso do consumidor, mas é causa e consequência de efeitos psicológicos. É o
caso de doenças como consumidor compulsivo”, diz a coordenadora do evento.
A secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, declarou o evento como
um importante aliado na busca constante pelos direitos humanos, dentro de suas
transversalidades. “Direito do consumidor é um direito humano. E, perante isso,
estaremos sempre disponíveis para ajudar o Procon a construir um Maranhão mais
justo a todos os cidadão”, completou Luiza Oliveira.
A Semana de Combate ao Superendividamento é também o ponto inicial para
a pesquisa sobre o perfil do consumidor do Estado. O estudo tem como objetivo
mapear o mercado local no sentido de descobrir os motivos para as grandes
dívidas. “A falta de informação é uma das maiores causas para o
superendividamento. Muitos consumidores não conhecem seus direitos e nem como
lidar com suas contas em casa. Por isso, é preciso que nós tenhamos
conhecimento sobre o consumidor para elaborar com maior precisão política para
combater o endividamento em grande escala”, finalizou a secretária Luiza
Oliveira.
Consumidores recebem acompanhamento
do
Procon-MA para negociar dívidas
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RECORDE - No tocante a arrecadação das multas no ano de 2012, também foi recorde,
pois só no mês de agosto de 2012, foi arrecadado mais que o ano inteiro de
2011. O total de arrecadação de 2012 representa quase a metade de toda a
arrecadação do órgão desde sua criação.
No quesito “resolutividade”, o Procon-MA sempre teve como média 93% de
demandas resolvidas dentre os anos de 2007 a 2011. Em 2012, apesar de ter
aumentado quase 200% a demanda, também conseguiu melhorar a resolutividade que
no ano de 2012 foi de 96%, sendo considerado o segundo melhor índice do país.
MAIS
RECLAMADAS - Em celebração ao Dia Mundial do
Consumidor, comemorado no dia 15 de março, o Procon divulgou uma lista com os
nomes das empresas mais reclamadas no Maranhão.
No ano de 2012, o Procon-MA realizou mais de 30 mil atendimentos, número
esse maior que a somatória de atendimentos dos 3 anos anteriores (2009, 2010 e
2011) do órgão. “A justificativa desse aumento se deve, entre outros fatores,
ao apoio do Governo do Estado que fomentou a transformação do órgão em
Gerência, bem como a mudança da sede que deu mais comodidade à população”,
afirmou Kleber José Moreira.
Desses mais de 30 mil atendimento, o Grupo Oi ficou em primeiro lugar
com cerca de 4.281 atendimentos no ano de 2012 valor esse que corresponde a
15,46% de toda demanda do órgão. Em segundo lugar ficou a Companhia Energética
do Maranhão (Cemar) com cerca de 2.177 atendimentos , valor esse equivalente a 8% de
toda a demanda do órgão.
EMPRESAS MAIS RECLAMADAS EM 2012
1) Grupo Oi
2) Companhia
Energética do Maranhão (Cemar)
3) Companhia de
Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)
4) Claro/Embratel
5) CCE/Digibras
6) Itaú
7) Máquina de
Vendas
8) B2W/Lojas
Americanas
9) Bradesco
10) Eletromil
Ascom/Gov.
do Estado
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