terça-feira, 12 de março de 2013

Encontro com gestores públicos é iniciado em São Luís


Procuradora-geral de justiça destacou a responsabilidade dos administradores com a aplicação dos recursos públicos.

Procuradora-geral Regina Rocha
 discursa durante abertura do evento
Foi iniciado na manhã desta terça-feira, 12, o IV Encontro de Gestores Públicos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com o tema “Desenvolvimento local, transparência e controle: o desafio da nova gestão municipal”. O evento é promovido pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Sebrae.

O encontro foi formatado com  base nas sugestões dos promotores e procuradores de justiça. O propósito é prevenir a improbidade administrativa e contribuir com o desenvolvimento local. Para a superintendente do Sebrae no Maranhão, Simone Macieira, a ação articulada das instituições com o intuito de promover o desenvolvimento nos municípios sinaliza uma mudança de mentalidade.

Já o presidente do TCE, Edmar Cutrim, falou que o objetivo do evento é subsidiar os novos gestores com informações para fomentar políticas públicas, respeitando o princípio da legalidade. “Com o evento, não apenas o gestor vai ganhar, mas, principalmente, a sociedade maranhense. Agir com transparência é uma necessidade. Temos, todos, que prestar contas com a população”. Ele colocou o TCE à disposição dos prefeitos e secretários para orientações.
Na avaliação do secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, o tema do encontro tem uma importante conotação política, técnica e, especialmente, social. “Trata-se de um desafio à nova gestão municipal. A participação social é o fator mais importante para que o gestor tenha êxito na sua gestão”.

ATITUDE DEMOCRÁTICA - A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, classificou o encontro de gestores como “uma atitude genuinamente democrática e que demonstra a civilidade com os gestores públicos”. Ela enfatizou que a parceria com o TCE já rendeu bons resultados, a exemplo do programa “Contas na Mão”, ajudando a difundir por todo o Maranhão a cultura da transparência e da participação popular na gestão pública.
Regina Rocha também realçou a participação do Sebrae, contribuindo de forma expressiva para o incremento do desenvolvimento municipal, em parceria com prefeituras e câmaras municipais. “Onde prevalece o trabalho e a geração de renda, há menos violência e mais bem-estar, facilitando a atuação do poder público, que fará menos dispêndios para conter a criminalidade e poderá investir mais em benefícios para a população”.

Público presente durante as palestras
EXPECTATIVA - A procuradora-geral afirmou que a maior expectativa do Ministério Público em relação aos gestores é a probidade nas suas administrações. “Não desejamos que o Ministério Público receba elogios em virtude do expressivo número de ações civis públicas por atos de improbidade administrativa ajuizadas. Mas que cheguemos um dia a comemorar o fato de que pouquíssimas ações foram propostas. Não pelo fato de os membros estarem atuando pouco nessa esfera, mas por não ter sido necessário, em razão de uma administração pública cumpridora de seus deveres”.

Após a abertura do encontro, o economista Ladislau Dobow apresentou a conferência com o mesmo tema do evento. “O nosso problema no Brasil é de sistema de gestão, de como se organiza o processo decisório e a plicação dos recursos públicos”.

Participaram da mesa de abertura, o presidente da Ampem, José Augusto Cutrim Gomes; o secretário de Estado de Agricultura, Cláudio Azevedo; o conselheiro do TCE, Yêdo Flamarion Lobão; a chefe da Procuradoria de Contas, Flávia Gonzalez Leires, o chefe da Controladoria Geral da União no Maranhão, Roberto Viégas; o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Alexandre Caminha; e o prefeito de Primeira Cruz e representante da Federação dos Municípios do Maranhão, Sérgio Bógea.

 Ascom/MP-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário