quinta-feira, 7 de março de 2013

Rosário e Bacabeira agora fazem parte da Região Metropolitana de São Luís

A região metropolitana de São Luís passará a contar com mais dois municípios: Rosário e Bacabeira. A medida foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais na sessão de ontem (6) da Assembleia Legislativa. Com a alteração da Lei Complementar, a região também conhecida como Grande São Luís, agora será oficialmente formada por Alcântara, Bacabeira, Paço do Lumiar, Rosário e Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís.

O objetivo da proposta é desenvolver políticas públicas em comum para uma área de 3.509,008 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com IBGE, com base no Censo Populacional de 2010, a população residente da área passará a ser maior que 1.320.994 habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) maior que R$ 16,33 bi.


Atualmente no Brasil há 56 regiões metropolitanas, distribuídas por todas as grandes regiões do país, e definidas por leis federais ou estaduais. No entanto, elas não possuem personalidade jurídica própria, nem os cidadãos elegem representantes para a gestão metropolitana.

Segundo dados do IBGE, as 12 maiores regiões metropolitanas do país são as de: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fonte: O Imparcial on-line

Um comentário:

  1. Já que faz parte de região metropolitana eu duvido que o governo do estado ira colocar transporte coletivo ou criar projetos como metrô para alcançar esta cidades !! São Luis está precisando urgente de transporte ferroviário (metrô) !!
    outro dia (mês passado) eu sai do retorno São Cristovão as 15: 20 , em direção ao Bairro São Francisco e fui chegar lá as 17:15 .por causa do trânsito .

    ResponderExcluir