sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Washington já tem o apoio de 14 deputados para concorrer a vaga no TCE

Vice-governador ainda não anunciou sua decisão, se irá concorrer ou não a vaga de Conselheiro, mas já tem o número suficiente para concorrer ao cargo. Edital para iniciar processo de escolha foi aberto na Assembleia

Washington tem até próxima terça-feira (19) para definir se quer ir para o Tribunal de Contas do Estado. Ele já tem o apoio de 14 deputados
A Assembleia Legislativa já prepara a eleição para a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aberta com a aposentadoria do conselheiro Yedo Lobão. O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB) baixou a resolução com o edital para a inscrição ontem. A convocação foi publicada no Diário Oficial do dia. Ao longo do dia de ontem, também foram coletadas as assinaturas para que o vice-governador Washington Oliveira (PT) fosse o indicado para a vaga e de acordo com o que foi apurado ele já tinha o número necessário para ser indicado.

Washington já contava com 14 assinaturas de apoio, até o fechamento desta edição e deverá atingir um número maios. A previsão é que ele fique com no mínimo 19. Pelas regras, quem quiser se candidatar, precisa ter sua candidatura avalizada por 14 deputados estaduais e como só temos 42 parlamentares, no máximo só poderá ter três candidaturas, pois cada deputado só pode avalizar uma única candidatura. Caso sejam confirmados os apoios a Washington, vão sobrar apenas 23 deputados, sendo que, com exceção da oposição, todos os demais devem acabar indicando de fato o vice-governador.

Rogério Cafeteira (PSC), César Pires (DEM) e Max Barros (PMDB), também já demonstraram interesse em disputar a vaga. Mas cada vez mais parece que Washington deverá mesmo ser o ungido. Os três pouco comentam sobre o assunto agora.

O presidente foi pressionado por alguns deputados que exigiam o início do processo eleitoral, já que estava sendo esperado o fim do Processo de Eleição Direta do PT (PED). Arnaldo disse que o adiamento foi combinado entre os deputados. Ele afirmou que já está providenciando a eleição. “Eu estou mandando publicar a resolução que regulamenta a eleição. A partir da próxima semana todo mundo pode se inscrever. Hoje [ontem] baixo o edital regulamentando. A partir do edital, cada candidato pode se inscrever”, afirmou.

Na próxima semana será encerrado o período para inscrições e só após o final das candidaturas, será baixada a resolução que indicará a data da eleição. Arnaldo conversou com o vice-governador Washington Oliveira (PT), que é o mais cotado para a vaga. Segundo o presidente, o petista reafirmou o que tinha dito à imprensa: que iria seguir as orientações da direção nacional do PT. “Washington disse que iria conversar com seus aliados políticos, seus companheiros de partido sobre a indicação. Mas nós baixaremos a resolução. Aí caberá a ele decidir se quer a vaga e viabilizar a candidatura entre os deputados”, declarou.

O edital foi publicado já no Diário oficial da Assembleia Legislativa de ontem. O prazo previsto no edital para inscrição é de ontem até aproxima terça-feira (19). A convocação da Sessão Pública Extraordinária da Assembleia Legislativa se dará no prazo de até 48 horas após a arguição pública dos candidatos inscritos, para o fim especial de que seja promovida a escolha dentre os candidatos considerados aptos.

Requisitos para o cargo de conselheiro:

Ter mais de 35 e menos que 65 anos de idade; Ter idoneidade moral e reputação ilibada; Ostentar notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, bem assim comprovar mais de 10 (dez) anos de exercício de função pública ou efetiva atividade que exija os conhecimentos nas áreas acima mencionadas, bem como obedecer ao disposto no Decreto Legislativo nº. 151/90.

Fonte: O Imparcial on-line


Nenhum comentário:

Postar um comentário