terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sorteio da Copa: MP vai apurar se Fifa foi racista

O 6º promotor de Justiça Criminal de São Paulo, Christiano Jorge Santos, abriu procedimento para apurar se há ou não motivação pela cor da pele para substituição dos apresentadores do evento; a Fifa, contudo, continua a minimizar o imbróglio e garante que não há procedência nas acusações; segundo o diretor artístico do sorteio da Copa, Luiz Gleiser, a polêmica é "bobagem"; ele argumenta que "é só olhar a grade do evento que é possível ver que não tem nada disso"; veja argumentação do promotor

 

Embora haja a chamada missão 'abafa o caso', ainda rende a polêmica decisão da Fifa de trocar os atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga pela atriz e apresentadora Fernanda Lima e seu esposo, Rodrigo Hilbert, para comandar o evento de sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014 na próxima sexta-feira (6) em Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia.
População e entidades que lutam por igualdade racial afirmam que a troca tem cunho racista por parte da Fifa.
Diante da polêmica, o 6º promotor de Justiça Criminal de São Paulo, Christiano Jorge Santos, abriu procedimento para apurar se há ou não motivação pela cor da pele para substituição dos apresentadores do evento.
A Fifa, contudo, continua a minimizar o imbróglio e garante que não há procedência nas acusações. Segundo o diretor artístico do sorteio da Copa, Luiz Gleiser, a polêmica é "bobagem". Ele argumenta que "é só olhar a grade do evento que é possível ver que não tem nada disso".
De acordo com o diretor, vários nomes, como Gisele Bündchen, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Márcio Garcia e Rodrigo Santoro, foram cogitados para a função, mas o bom desempenho de Fernanda Lima no sorteio da Copa das Confederações foi levado em consideração.
Abaixo trecho da argumentação do promotor para justificar apuração.
"Investigação visa à apuração de eventual crime de racismo tendo em vista que os atores representam de maneira mais adequada a composição étnica e racial do povo do Brasil, ao passo que os atores escolhidos, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, de raça branca/caucasiana, sob tal aspecto, não.
A escolha dos apresentadores, portanto, dada a elevadíssima audiência aguardada, é relevante para a identificação dos componentes do povo brasileiro, por habitantes de todo o mundo. Relevante também a escolha em razão da autoafirmação dos brasileiros afrodescendentes.
Os aspectos acima apontados também são relevantes porque o maior ícone futebolístico de todos os tempos é brasileiro e negro (Edson Arantes do Nascimento, o "Pelé").
Fonte: Brasil 247

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário