terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Confronto entre integrantes de facção deixa mortos em Pedrinhas

Segundo a Sejap, quatro mortos - três decapitados - já foram confirmados. Disputa pela liderança de facção teria motivado mortes na penitenciária.
Movimentação na frente da penitenciária após confronto desta terça (17) 

Uma briga entre integrantes de uma mesma facção crimonosa deixou quatro mortos - três decapitados - no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na manhã desta terça-feira (17), segundo informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).
De acordo com a secretaria, o confronto teria começado no início da manhã com uma disputa entre os presos pela liderança de uma facção criminosa atuante na capital maranhense. Segundo o secretário Sebastião Uchôa, os detentos teriam usado facas artesanais para assassinar os rivais.

Três dos quatro mortos foram identificados. São eles: Romuel Laércio Santos, Irismar Pereira e Gilson Cley.
O confronto foi contido pelo Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) com apoio de homens da Força Nacional. Equipes do Instituto de Criminalística (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML) estão no local. A investigação sobre o confronto foi encaminhada à Delegacia de Homicídios de São Luís.
As celas da unidade agora passam por revista geral. O CDP de Pedrinhas tem capacidade para 392 presos, mas abriga, atualmente, 738 detentos, segundo a 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís.
Por volta de 10h35, a Sejap encaminhou nota à imprensa esclarecendo o ocorrido. 

Leia a íntegra da nota abaixo:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que uma briga entre membros da mesma facção dentro do bloco Gama, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, resultou, na manhã de terça-feira (17), na morte de quatro presos, sendo três decapitados e um esfaqueado.
O motim foi contido por homens do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), com apoio da Força Nacional. A situação foi devidamente controlada e o estabelecimento passa por uma revista completa.
A Sejap informa, ainda, que os crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios. De acordo com as primeiras informações, a rivalidade entre os membros do grupo motivou o confronto na unidade prisional.

TENTATIVA DE FUGA - Na tarde do último sábado (14), um túnel capaz de dar fuga a pelo menos 90 presos foi descoberto na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) da penitenciária.

ÚLTIMO CONFRONTO - O último confronto envolvendo facções criminosas em Pedrinhas deixou pelo menos 9 mortos e 20 feridos no mês de outubro. Foi o mais grave registro, este ano, de mortes dentro da penitenciária.
Na ocasião, o Serviço de Inteligência e Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) descobriram um túnel que daria fuga a 60 presos da Casa de Detenção (Cadet), onde ficam os integrantes de uma das facções da capital. Os detentos resistiram à revista nas celas e iniciaram tumulto. A Geop recuou e pediu apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

O Choque entrou no presídio e disse ter encontrado celas abertas, cadeados quebrados e dois presos com armas de fogo. Os detentos já tinham invadido o pavilhão onde ficam os rivais e iniciado confronto generalizado.

Fonte: G1MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário