domingo, 1 de dezembro de 2013

Professores farão ato público em apoio a estudantes em greve de fome

Para o ato desta segunda-feira (2), categoria convocou os universitários. Mobilização será às 7h, na entrada da Cidade Universitária da UFMA.

Convite enviado à imprensa na noite de sábado (30), pela Apruma
A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), por meio de nota enviada no fim da noite de sábado (30), convocou estudantes e professores para um ato público na entrada da Cidade Universitária da UFMA, a partir das 7h desta segunda-feira (2), em apoio aos estudantes Josemiro de Oliveira e Daniel Fernandes, em greve de fome e acorrentados no prédio da Residência Estudantil.
De acordo com a Apruma “a luta pela construção de uma casa de estudante dentro do Campus universitário do Bacanga já dura vários anos, e tem sido tratada com total descaso pela administração Superior da UFMA, que se recusa a cumprir acordo junto à Justiça Federal, no sentido de garantir a casa”.

Em greve de fome há cinco dias, Josemiro Oliveira, estudante de Ciências Sociais da UFMA, passou mal e foi levado para receber atendimento no Hospital Universitário na tarde de sábado, em São Luís. Internado, o universitário diz que vai continuar sem comer até que a reitoria volte atrás na decisão de transformar o prédio destinado à Casa do Estudante na Pró-reitoria de Assistência Estudantil. Ele estava acorrentado ao portão do prédio desde terça-feira (26) e chegou a afirmar, antes de ser levado ao hospital, que não sairia do local. "Quem vai dizer quando eu vou sair daqui é o reitor. Eu só vou sair quando ele entregar a casa", disse.
Por telefone, a assessoria de comunicação do Hospital Universitário ficou de informar ao G1, o estado de saúde do universitário Josemiro.

Protesto em frente à casa do reitor - Professores e alunos fizeram um pequeno protesto em frente à residência do reitor Natalino Salgado, mas não houve qualquer resposta. Em nota, a universidade diz que, nos últimos anos, mais de R$ 600 mil foram investidos na reforma das casas para os alunos e que, no prédio onde o estudante faz o protesto, vai funcionar a Pró-reitoria de Assistência Estudantil para atender as demandas da comunidade acadêmica.

Apoio - Representantes da Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU-MA) e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) também estiveram na UFMA no sábado.
O defensor Yuri Costa estuda acionar a UFMA na Justiça para garantir o direito dos estudantes. "Em 2007, isso era incontestável. Até 2010, isso era muito claro que a obra era para a Casa dos Estudantes. Em 2011, a nova reitoria mudou o entendimento e resolveu dar uma outra destinação, ligada também ao interesse dos estudantes, mas não como casa universitária", explicou.
Outro estudante, identificado como Daniel Fernandes, deu continuidade ao protesto na UFMA e também se acorrentou ao prédio, iniciando, também, greve de fome.
Fonte: G1MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário