domingo, 15 de dezembro de 2013

Pré-candidatos já se cercam dos conselheiros que farão o programa de governo

Com a proximidade do fim do ano e a chegada de 2014, quando ocorrerão as eleições, os quatro principais candidatos ao Palácio dos Leões — o presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB), o secretário de Estado da Infraestrutura Luís Fernando (PMDB), a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e o ex-prefeito de Santa, Rita Hilton Gonçalo (PDT) — começam a definir o staff de conselheiros que ajudarão a elaborar o programa e as medidas a serem apresentadas nas campanhas.

Cada um usa as armas que tem e busca munição onde é possível. Enquanto Dino tenta somar o arsenal de toda a oposição, Luís Fernando tem à sua disposição todo o staff do Governo. Já Eliziane que conta com o suporte do plano governamental do pernambucano Eduardo Campos (PSB), busca reforço nas universidades. Hilton Gonçalo do PDT que diz-se “livre” para seguir seu projeto de candidatura inspira-se no projeto de governo mineiro e tem na sua família o apoio mais substancial.

Tanto Dino quanto Luís Fernando não gravaram entrevistas ou enviaram para nossa reportagem, a lista com os seus principais conselheiros, conforme solicitado para todos os quatro pré-candidatos com maior intenção de votos nas últimas pesquisas. 
Tanto Dino quanto Luís Fernando não gravaram entrevistas ou enviaram para nossa reportagem, a lista com os seus principais conselheiros, conforme solicitado para todos os quatro pré-candidatos com maior intenção de votos nas últimas pesquisas. 

Embora tentem guardar segredos e em conversas de bastidores com partidários e aliados de ambos o discurso tem sido o mesmo, de que não há definição ainda, não é difícil apontar os principais nomes que já se postam ao redor destes tanto para elaboração do plano de governo, quanto para a campanha de 2014. 
O secretário municipal de Comunicação, Márcio Jerry (PCdoB) e o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) são indiscutivelmente, os principais nomes do staff do comunista. Além de boa parte do grupo que compõe o “Diálogos pelo Maranhão”, como Bira do Pindaré (PSB), Othelino Neto (PCdoB), Zé Reinaldo (PSB) e Roberto Rocha (PSB), além de outros nomes que devem engrossar o grupo assim que as coligações forem definidas.

Conselheiros de referência em vários assuntos do PDT, PSB e até do PSDB, por exemplo, poderão estar à disposição de Dino.  Já Luís Fernando insiste em afirmar que ainda não está em campanha, Mas muitos dos secretários que o acompanham nas inaugurações de obras, como Hildo Rocha, por exemplo, deputados estaduais da base aliada e a própria governadora, terão papel fundamental na campanha do peemedebista.

CORRENDO POR FORA - Sem contar com o staff do Governo ou da Oposição por enquanto, estão os pré-candidatos Eliziane Gama e Hilton Gonçalo.  Ambos buscam nomes fora do cenário atual de polarização das eleições do ano que vem. A própria Eliziane revela que tem à sua disposição todo o módulo de gestão do presidenciável e governador de Pernambuco Eduardo Campos que tem servido de inspiração para o modelo que um grupo da pré-candidata vem trabalhando todas às terças-feiras.

“Nos reunimos para discutir um assunto específico com a presença de um convidado e especialista num tema determinado”, revela a pré-candidata sobre a dinâmica de confecção do seu plano de Governo, que além disso, assim como os demais, inclui várias viagens ao interior do Estado.
Nomes como do advogado Pedro Crescêncio, do suplente de vereador Batista Matos, Rubem Brito, da assistente social Célia Salazar, Igor Lago, pastor Porto, o vice-presidente da OAB Valdênio Nogueira são citados pela parlamentar como membros do seu atual staff. Outros nomes das universidades maranhenses que estão colaborando ativa e sistematicamente na formatação de sua proposta de governo ela não revela.

Já Hilton Gonçalo busca inspiração em Minas Gerais para seu plano de governo que tem como principal ponto a política de substituição de importações. Segundo ele, utilizada com muito sucesso em Santa Rita quando comandou o município.
O médico e empresário conta que é o principal responsável pelo seu projeto de campanha, “Eu mesmo desenho o arcabouço da proposta”, em especial a parte de Saúde. Gonçalo revela ainda que seu principal braço direito é Josivaldo Corrêa Silva, que já foi candidato ao governo do estado em 2010 pelo PCB em 2010 é conselheiro não só nas questões políticas, como também nas administrativas.

Além deste, Hilton destaca também os nomes de Chico Leitoa e Deoclides Macedo e cita Julião Amim, Weverton Rocha, Carlinhos Amorim, Renato Dionísio, Edson Vidigal e Pe. Fábio como staffs dentro do partido. Fora dele, membros da família como os irmãos Celso Gonçalo (engenheiro), Zé Gonçalo Filho (juiz), Antônio Elisabete (médico) e Iriane Gonçalo (prefeita de Pastos Bons): “Em breve teremos uma sala no PDT para as reuniões que já estamos fazendo. Além desse grupo, às vezes juntamos mais pessoas”, conta.

De uma forma mais geral, Hilton lista ainda alguns prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de Waldir Maranhão, Ivaldo Rodrigues, Alencar Gomes e Domingos Dutra e o apoio da FIEMA no que diz respeito a informações do quadro geral econômico e industrial do Estado.

Fonte: O Imparcial on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário