sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Arari: Vereador Cafezinho denuncia irregularidades no Matadouro Público

No dia 19 de setembro deste ano, o Vereador Cafezinho (SDD) enviou ao Ministério Público o Ofício de Nº 025/2013, em que denuncia as péssimas condições de higiene em que se encontra o matadouro público do município.

O parlamentar destacou inúmeras irregularidades no matadouro, dentre elas:
1 – Não há veterinário disponível;
2 – A falta de higiene no prédio, bem como a lavagem que não é feita adequadamente atrai uma grande quantidade de moscas e insetos para o local;
3 – Os abatedores não possuem equipamentos adequados para manusear a carne;
4 – O transporte da carne é feita de forma inadequada;
5 – Há a presença de cães e gatos (a maioria doentes) por toda a dependência do matadouro;
6 – A água com que o ambiente do matadouro é lavado é de fonte desconhecida;
7 – Ao lado do matadouro são colocados restos de animais como cabeças, fezes, sangue, o que produz um mau cheiro insuportável e expõe os moradores vizinhos a inúmeras doenças.

Cafezinho solicitou ao Ministério Público o estabelecimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura. O MP atendeu a solicitação e o prefeito Djalma Melo (PTB) assinou o TAC em que se compromete a entregar o matadouro neste ano de 2014, dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Vale ressaltar que a última reforma no matadouro foi realizada no ano de 2009, através de denúncias feitas pelo Vereador Cafezinho ao Ministério Público, que obrigou o então prefeito Leão a assinar um TAC e, mesmo com as exigências do MP o matadouro ficou fora dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.

O parlamentar garante que estará vigilante quanto ao cumprimento do prazo pelo prefeito Djalma e caso contrário, estará disposto a fazer novas denúncias.

Fotos que comprovam as denúncias do Vereador Cafezinho:


Restos de animais nos arredores do matadouro



Local onde a carne é manuseada

Mato toma conta dos arredores

Caminhão que transporta a carne

Esgoto dentro do matadouro
Casas vizinhas ao matadouro



Segue abaixo, cópia do ofício enviado ao Ministério Público:




2 comentários:

  1. O mais engraçado senhor vereador, é q o transporte das carnes é pelo primo do prefeito e esposo da coordenadora de vigilancia sanitaria do municipio.

    ResponderExcluir