Índice de Satisfação cai em praticamente todos os serviços oferecidos no país. Numa escala de 0 a 100, índice geral de satisfação ficou em 58,8 pontos.
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O serviço de TV via satélite foi o único que teve
uma melhora no índice
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Pesquisa encomendada pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) e
divulgada nesta segunda-feira (6) mostra uma piora generalizada na percepção da qualidade dos
serviços de telecomunicações oferecidos no país.
No
total, foram 199.349 entrevistas feitas em todo o país com usuários de serviços
de telecomunicações, entre 2011 e 2012, com o objetivo de avaliar a qualidade
do serviço e atendimento oferecido pelas empresas de telefonia fixa, telefonia
celular, telefonia de uso público e TV por assinatura.
ABRANGÊNCIA - A partir de um questionário com 40 perguntas
abordando requisitos como atendimento, preços, pacotes oferecidos e qualidade
do serviço foi elaborado um Índice Geral de Satisfação, com notas numa escala
de 0 a 100 pontos, uma espécie de nota média do serviço. Pela metodologia
adotada, o serviço é considerado satisfatório a partir de 62,5 pontos.
CONSTATAÇÃO - Segundo os dados da Pesquisa Nacional de
Satisfação dos Usuários, realizada pela Meta Instituto de Pesquisa de Opinião,
o Índice Geral ficou em 58,8 pontos.
Na
telefonia celular pré-paga, por exemplo, o Índice de Satisfação do Consumidor
caiu de 77,5 pontos em 2002 para 60 pontos em 2012. E na pós paga caiu de 71,4
para 53,7 pontos. Na telefonia fixa residencial, a nota caiu em 10 anos de 72,1
para 58,9 pontos.
O
serviço de TV via satélite foi o único que teve uma melhora no índice, que
subiu de 71,6 pontos para 72,1 pontos. Já no serviço de TV por assinatura via
cabo, a nota caiu de 68,2 para 51,6 pontos.
“A conclusão da pesquisa é que a percepção do
usuário foi de que o serviço piorou”, disse Roberto Pinto Martins,
superintendente de controle de obrigações da Anatel. “Se o usuário ficou mais
exigente, por outro lado as empresas não acompanharam as exigências dos seus
usuários”, acrescentou.
BASE PARA MEDIDAS - Segundo a Anatel embora a
pesquisa avalie apenas a percepção do usuário com relação à qualidade dos
serviços de telecomunicações, os resultados darão subsídios para adoção de
medidas no que diz respeito ao aprimoramento da regulamentação do setor e dos
procedimentos de fiscalização da agência.
Na
pesquisa de 2002 não foi calculado um índice geral para todo o setor de
telecomunicações, segundo a Anatel.
Fonte: G1
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