terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vereador propõe construção de Aterro Sanitário por meio de parceria

O Vereador Cafezinho protocolou na última sexta-feira (30 de agosto) na secretaria da Câmara Municipal de Arari, a Indicação de Nº 023/2013 que indica ao Poder Executivo que busque parceria junto aos gestores municipais de Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio e Viana. O objetivo da parceria é a construção de um único lixão para os respectivos municípios, visando acabar com os problemas decorrentes da falta de aterro sanitário, além da criação de uma Cooperativa para “reciclagem seletiva”. A construção do aterro deve, obrigatoriamente, ser precedida de estudos de localização e adequação de acordo com normas ambientais.

O parlamentar justifica que a proposta foi gerada devido à localização do lixão de Arari que encontra-se em um local inadequado, situação que não é diferente nos demais municípios.

Além de que, com a criação da Cooperativa de Reciclagem, os municípios estaráo gerando empregos e proporcionando um meio ambiente mais saudável.

A Indicação será votada nesta sexta-feira (06) e o Vereador Cafezinho espera que o Poder Executivo realize essa proposição, em benefício da população.  

 
Lixão localizado na estrada que dá acesso aos povoados da região de  Moitas













Por Itevaldo Júnior (JP – 01.09.13)
Duas décadas após os primeiros experimentos de coleta seletiva de lixo e reciclagem de lixo no país, 80% dos municípios maranhenses ainda optam pela pior solução para o destino final dos resíduos: o lixão.
No maranhão, essa realidade ainda está longe de uma mudança consistente, uma vez que é muito pequeno o numero de municípios detentores do plano municipal de Resíduos Sólidos.  Após agosto de 2012, apenas 29 municípios elaboraram seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos, conforme na política nacional.
A constituição de 1988, no seu art. 30 reserva ao poder público  local a competência pelos serviços de limpeza pública, incluindo-se a coleta e a destinação dos resíduos sólidos urbanos. Apesar disso, a atuação está longe de ser mais adequada.
“Uma ação generalizada das administrações públicas quantos aos resíduos urbanos e públicos é apenas afastar das zonas urbanas o lixo coletado, depositando-o em locais absolutamente inadequados, como em locais a céu aberto, nas proximidades de cursos de água o em áreas ambientais protegidas”, diz o promotor Fernando Barreto, coordenador do Caouma/MP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário