terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tse autoriza Pitimam a deixar PMDB; deputado está livre para nova legenda

Após quatro meses de análise, o ministro Castro Meira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu o pedido de desfiliação do PMDB encaminhado pelo deputado federal Pitiman. Com a decisão, que lhe reconheceu a justa causa para deixar o partido, o parlamentar está livre para escolher uma nova legenda sem ter seu mandato questionado pela regra da fidelidade partidária. Pitiman foi eleito em 2010 e ocupou a Secretaria de Obras no primeiro semestre da gestão de Agnelo Queiroz, mas deixou o Executivo após atritos com o governo. Com o posicionamento de ontem do TSE, um novo cenário de forças políticas se desenha para a disputa do ano que vem no DF.

Pitiman recebeu o salvo-conduto dos diretórios nacional e regional do PMDB para deixar a sigla. “Eu entendo que a atitude foi importante no sentido de reconhecer que eu passei a ser tratado com indiferença pelo governo e pelo próprio partido”, avalia. O deputado deixou a Secretaria de Obras após divergências com relação às modificações feitas na Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e sobre o papel da Secretaria de Obras na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

ChapasO parlamentar deve desempenhar um papel fundamental na formação das chapas para as eleições do ano que vem. Ele é um dos cotados para encabeçar a aliança de direita e aglutinar forças de oposição, junto de nomes como o do ex-secretário de Transportes Alberto Fraga (DEM). O Partido da República (PR), que hoje faz parte da base governista, também deve polarizar a disputa. O atual presidente da legenda no DF, Salvador Bispo, tem tentado a filiação dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda (ambos sem partido).

Um dos caminhos possíveis a Pitiman é ir para o PSDB, onde mantém estreita relação com o senador Aécio Neves, mas ele não descarta outras alianças. “Quero iniciar as conversas a fim de saber para que cargo concorrerei e por qual partido, mas posso dizer que vou trabalhar por uma grande coalizão que, certamente, fará um enfrentamento de ideias com o que está hoje posto no DF”, ressalta. 
Fonte: Correio Braziliense


Nenhum comentário:

Postar um comentário