quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Trabalhadores do Maranhão escravizados depredam casas em construção em Rio Preto (SP)

Moradores do Distrito de Talhado em Rio Preto (SP) denunciaram a vida lamentável que estão levando 17 maranhenses abrigados numa casa no município.
Eles são agricultores do Maranhão que foram trabalhar como operários na construção civil em São José do Rio Preto (SP), desde maio deste ano, com a esperança de uma vida melhor.
Eles vivem em situação precária, sem receber salários há três meses, em condição análoga à escravidão, passando fome, sem medicamentos e nem mesmo cama têm pra dormir.
Eles foram levados por uma espécie de agenciador que consegue trabalhadores para atuarem no setor da construção civil. Só que ele desapareceu levando o dinheiro da construtora e as carteiras de trabalho da maioria dos operários. 
Revoltados os maranhenses que estão trabalhando na construção de casas populares de um conjunto habitacional no bairro resolveram depredar os imóveis. Casas foram apedrejadas e tiveram portas e janelas danificadas. Até as placas da Prefeitura com anúncio da obra foi destruída por eles.
A construtora diz ter passado o dinheiro pra a empreiteira responsável pela obra, mas o agenciador não foi encontrado.
Agora sem dinheiro pra voltarem para o Maranhão os trabalhadores estão pedindo ajuda em São Paulo.
Lembrando que este é só mais um caso de trabalhadores que vão para São Paulo com a ilusão de um trabalho digno e melhor qualidade de vida.
Em agosto 9 maranhenses morreram soterrados num desabamento de um prédio em São Mateus, também no estado de São Paulo. As causas da tragédia ainda estão sendo apuradas mas até o momento a construtora responsável pela obra não foi penalizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário