sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cinco candidatos devem disputar a presidência do PT no Maranhão

Monteiro
No Maranhão, o Partido dos Trabalhadores terá até o dia 12 de agosto para inscrever as chapas, por meio de Processo de Eleições Diretas (PED), para a escolha de dirigentes nacional, estaduais e municipais. A eleição ocorrerá em novembro deste ano.
A presidência do PT maranhense deverá ser disputada por cinco candidatos: Raimundo Monteiro, que tenta a reeleição; Augusto Lobato, vice-presidente estadual; Raimundo Teixeira, atual tesoureiro; Henrique Souza e Eri Castro, que também fazem parte do diretório estadual da sigla.
Augusto Lobato
Raimundo Monteiro e Raimundo Teixeira são da ala conhecida como Construindo um Novo Brasil (CNB) ligado ao vice-governador Washington Luiz. Esse grupo defende a manutenção da aliança do PT com o PMDB no Maranhão como estratégia para o pleito do próximo ano.
Augusto Lobato e Eri Castro defendem a tese de aliança com o PCdoB para apoiar a candidatura de Flávio Dino ao governo estadual. Já o candidato Henrique Souza é o único que defende a candidatura própria do partido em 2014.
Além de conseguir votos suficientes para ser eleito presidente, cada candidato busca também votação expressiva nas chapas, já que a distribuição das 50 vagas no diretório estadual é feita segundo o número de votos.
Eri Castro
 PROCESSO - O PED ocorre a cada dois anos. Esse processo antecede as eleições gerais e municipais. Para ter direito a voto no processo petista é necessário está em dias com as taxas de filiados e ainda ter mais de um ano como militante do partido.
No Maranhão, segundo o presidente Raimundo Monteiro, existem hoje 34 mil filiados aptos a votar em novembro deste ano. Esse número é maior que o registrado no PED de 2011 que foi de 22 mil.
No último pleito petista, compareceram às urnas somente 15 mil dos 22 mil aptos a votar.
Mundico Teixeira
O PED no Maranhão deverá acontecer debates entre os candidatos estaduais e visitas de candidatos a presidência nacional do PT.
EXECUTIVA NACIONAL - Pela presidência nacional do PT se inscreveram seis candidatos e nove chapas. Os postulantes são Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Rui Falcão, atual presidente da legenda, Serge Goulart e Valter Pomar.

As chapas escritas são “Constituinte por Terra Trabalho e Soberania”, “Contraponto Socialista”, “Esperança é Vermelha”, “Mensagem ao Partido’, “Militância Socialista – Virar a Esquerda”, “Partido é para todos”, “O Partido que muda o Brasil”, “Pela Unidade do PT” e “Virar à Esquerda! E reatar com o Socialismo”.
Fonte: Luis Pablo


Nenhum comentário:

Postar um comentário