terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Governo do Estado entrega sementes a agricultores de 17 municípios da Regional de Pinheiro

Durante cerimônia de entrega




 ASCOM/Governo do Estado
Para dar prosseguimento ao calendário de plantio de grãos no Maranhão para a safra 2012/2013, o Governo do Estado distribuiu, na manhã de ontem (8), 120 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho (sendo 60 toneladas de cada) a seis mil agricultores familiares de 17 municípios da Regional de Pinheiro. A entrega foi feita pelos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Casa Civil), que no ato representou a governadora Roseana Sarney; Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar); Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Victor Mendes (Meio Ambiente).
A ação, realizada no auditório do Colégio Pinheirense, tem parceria com as Prefeituras Municipais. A cerimônia contou com presença de prefeitos das cidades contempladas, incluindo o de Pinheiro, Filuca Mendes, que participou do ato de entrega.
Desta vez, foram beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.
“A entrega de sementes é uma das ações que marcam a presença do Governo do Estado na Baixada Maranhense. Ainda em Pinheiro, serão construídas barragens, estradas vicinais e sistemas de abastecimento d’água, além de um hospital que atenderá aos municípios da região”, ressaltou o secretário Luís Fernando Silva. Ele lembrou ainda a importância do engajamento dos prefeitos para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios da região, para aquecer a economia local e aumentar a produção.

Produção
O secretário Fernando Fialho afirmou que o programa de distribuição de sementes é uma ação forte do Governo do Estado em todo o Maranhão. “A distribuição de sementes contribui para o crescimento da produção e da produtividade do arroz e do milho plantados pelos agricultores familiares maranhenses”, assinalou.
Os agricultores também ressaltaram a importância da iniciativa. “Esta já é a terceira vez que vamos receber as sementes doadas pelo governo. Durante dois anos foram sementes de milho, arroz e feijão caupi. Este ano, vamos receber de arroz e milho”, disse o agricultor e presidente da Associação do Povoado Pedrinhas, em Pinheiro, Antônio Márcio Ferreira.
O agricultor destacou a experiência com o plantio da semente selecionada de milho doada pelo programa do Governo do Estado, observando pontos positivos como a redução no tempo de germinação e de colheita e o aumento do tamanho e da quantidade de espigas, em relação à semente comum. 
O prefeito de Pinheiro declarou que a parceria com o governo visa garantir mais trabalho e renda para a população. “É muito importante para a Baixada a distribuição das sementes selecionadas e também a entrega na época certa para o plantio. Além disso, a vinda de quatro secretários de Estado para a doação das sementes diretamente para os agricultores, mostra o empenho do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar aqui na região”, afirmou Filuca Mendes.
Secretário Cláudio Azevedo entrega sementes a beneficiado
Toneladas de sementes
Ao todo, serão entregues pelo Governo do Estado, 1.505 toneladas de sementes para 92 mil agricultores familiares em todas as regiões do estado, sendo 605 t de arroz e 900 t de milho. Incluindo Pinheiro, já foram atendidos 40.950 agricultores familiares, que produzem em 77 municípios de seis Regionais (Imperatriz, Timon, Viana, Itapecuru, Zé Doca e Pinheiro) com 534,7 toneladas de sementes, sendo 222,7 t de sementes de arroz e 312 t de sementes de milho adquiridas para a safra 2012/2013.
A previsão de plantio é de uma área total de 60 mil hectares, com estimativa de produção de quase 100 mil toneladas de grãos na agricultura familiar do Maranhão para a próxima safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário