sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mudou a conjuntura política, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) disse nesta quinta-feira (14) que é preciso aguardar o enterro de Eduardo Campos (PSB) e respeitar o luto para só depois voltar a falar de política. "Não vamos tentar antecipar os fatos", disse o ex-presidente na sede do Instituto Lula, no Ipiranga, em São Paulo. Lula disse que ao saber da morte buscou esperar as coisas acontecerem para depois falar a respeito. Ele disse que falou com a mãe e com a mulher de Campos, suspendeu sua  agenda e planeja acompanhar o enterro do amigo em Pernambuco.

O ex-presidente evitou falar do futuro após a morte de Eduardo. "Obviamente que mudou a conjuntura política e eu não sei qual o tamanho do impacto. Vamos esperar enterrar o companheiro Eduardo e os companheiros que estavam com ele e aí depois nós voltamos a falar da política", disse.
O acidente ocorrido na quarta-feira (13) em Santos matou o candidato à presidência, o piloto, o copiloto e quatro integrantes da equipe de campanha do presidenciável. Ao todo, sete pessoas morreram.

Lula ressaltou sua amizade com Campos e o futuro político de seu ex-ministro. "Acho que o Brasil não merecia isso. Acho que o Eduardo Campos era uma figura extremamente promissora. Ele sabia de alguns pensamentos meus. Eu dizia para ele: 'Eduardo, não há divergência política capaz de arranhar a relação de amizade que nós construímos. Por mais que a gente possa em qualquer momento ter divergência, a nossa relação está consolidada porque nem todo irmão é um grande companheiro, mas todo companheiro é um grande irmão", afirmou.

Lula disse que ainda não havia falado com Marina Silva, sua ex-ministra e candidata a vice na chapa liderada por Campos. "Eu vou tentar ligar para a Marina. As pessoas precisam de 24 horas pelo menos para acreditar no fato. No primeiro momento, a gente não acredita. A gente acha que a pessoa vai entrar pela porta, que ela está viva", disse Lula. "Tenho um apreço muito grande pela Marina há 35 anos e eu a respeito como companheira, como fundadora do meu partido, como minha ministra, como candidata. Eu nunca misturei as minhas relações de amizade com as coisas políticas. Vou falar com a Marina porque gosto pessoalmente muito dela", disse Lula.

O ex-presidente disse ter sido avisado pela presidente Dilma Rousseff do acidente. "Quando a presidente Dilma me ligou me contando da possibilidade - não tinha certeza ainda porque foi o brigadeiro [Juniti] Saito (comandante da Aeronáutica) que comunicou a ela do acidente - eu fiquei o dia inteiro torcendo para que não fosse verdade", afirmou.

Lula que a morte de Campos significa uma perda muito grande para o Brasil e deve inspirar outros jovens a acreditar na política. "Uma frase que o Eduardo disse antes de morrer: acreditar sempre no Brasil. Acho que é isso que a classe política e sobretudo a juventude que quer entrar na política precisa acreditar. Não desistir nunca do Brasil e fazer com que esse país seja cada vez mais poderoso, cada vez mais rico, cada vez mais justo com seu povo", afirmou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário