terça-feira, 12 de agosto de 2014

Arari receberá mais um ônibus escolar

Em solenidade realizada no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (12), 60 ônibus escolares a 60 municípios, beneficiando 18,2 mil estudantes. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado; da secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, prefeitos, gestores de escola e estudantes.
Roseana informou que este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. “O Maranhão tem uma população representativa na zona rural sendo necessário apoio para o deslocamento das crianças que precisam estudar”, ressaltou a governadora.

Durante a solenidade, Roseana Sarney anunciou que o Governo do Estado dispõe de R$ 14 milhões em emendas parlamentares para aquisição de mais ônibus escolares. “Vamos continuar investindo em logística, mas também devemos lançar, após as eleições, o edital de concurso público para nomeação de novos professores atendendo a uma demanda da rede estadual”, anunciou.

Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

No mês de maio, foram entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos). Nesta etapa, estão sendo entregues 56 grandes e 04 micro-ônibus. No ato, o agradecimento, em nome de todos os gestores, foi feito pela prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra.
Os veículos foram encaminhados pelo Governo às prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio). O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Para os prefeitos municipais, os ônibus representam um importante apoio no transporte escolar.

O secretário de Educação, Danilo Furtado, declarou que é fundamental a política de parceria determinada pela governadora Roseana Sarney. “Os ônibus vão ajudar na logística de transporte dos alunos, nas comunidades rurais maranhenses”, declarou. Ele disse que a proposta é de formalizar novas parcerias em outras áreas visando à melhoria da educação maranhense.

REGULARIZAÇÃO DOCUMENTAL - Para serem devidamente liberados aos municípios, todos os ônibus passaram por vistoria de regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Nesse processo, houve inspeção dos veículos feita pela empresa responsável pelo fornecimento para atestar se não houve avaria durante o transporte, como também por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, a Seduc fez o controle de qualidade dos veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) efetuou vistoria e emplacamento.

MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO OS ÔNIBUS
AFONSO CUNHA
ÁGUA DOCE DO MARANHÃO
ANAJATUBA
ALCÂNTARA
APICUM-AÇU
ARARI
BACABAL
BACABEIRA
BARRA DO CORDA
BEQUIMÃO
BREJO
BURITIRANA
CARUTAPERA
CEDRAL
CENTRO DO GUILHERME
CODÓ
COELHO NETO
CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU
COROATÁ
FORMOSA DA SERRA NEGRA
FORTALEZA DOS NOGUEIRAS
FORTUNA
GOVERNADOR NUNES FREIRE
GRAJAÚ
GUIMARÃES
JOÃO LISBOA
LAGO DA PEDRA
LAGO DO JUNCO
LAJEADO NOVO
LIMA CAMPOS
MAGALHÃES DE ALMEIDA
MARACAÇUMÉ
MATINHA
MILAGRES DO MARANHÃO
MONÇÃO
MORROS
NINA RODRIGUES
NOVA COLINAS
OLINDA NOVA DO MARANHÃO
PARAIBANO
PEDREIRAS
PERITORÓ
PINDARÉ-MIRIM
PINHEIRO
PIO XII
PRESIDENTE DUTRA
PRESIDENTE SARNEY
PRESIDENTE VARGAS
RIACHÃO
ROSÁRIO
SANTA LUZIA DO TIDE
SANTA LUZIA DO PARUÁ
SÃO BENTO
SÃO BERNARDO
SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA
SÃO ROBERTO
SÃO VICENTE FERRÉR
SITIO NOVO
TUTÓIA
ZÉ DOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário