sábado, 2 de agosto de 2014

Em Arari, secretário Fernando Fialho visita áreas produtivas de agricultores familiares

Secretário Fernando Fialho,  agricultores e técnicos em Arari
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, programou uma série de visitas ao interior do Maranhão para verificar o andamento de obras e a produção nos polos agrícolas. Neste final de semana, ele visitará 7 municípios, onde estão sendo construídas estradas vicinais, além de pólos que recebem assistência técnica do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Em Arari, o secretário visitou a Chácara Santo Antônio, localizada na Gleba Trizidela Dois, onde os proprietários, Jovita Santos e Antônio Freitas Silva, deixaram a escassez de recursos e de alimentação para uma vida digna graças ao investimento feito pelo Governo do Estado na Agricultura Familiar, no Maranhão.

Agricultor e técnico da Agerp exibem peixe pescado no tanque
Na chácara, o casal cria peixes em oito tanques, cultiva horta com diversos produtos, cria galinha da terra e processam polpas de frutas para a venda. “Minha vida é a realização de um sonho. Deixei a casa de taipa para uma outra de tijolo, grande e bonita, para gente descansar e receber a família e os amigos”, assegura Jovita.

Jovita Santos diz que recebe da Agerp assistência técnica e doação de sementes. Do Sebrae, o casal tem assistência técnica, curso técnico em diversas áreas. O curso técnica médio de Contabilidade e o Negócio certo rural, ministrado pelo Sebrae, possibilitou que Jovita adquirisse as noções básicas de administração financeira do negócio da família, enquanto o marido cuida da parte agrícola.
O empenho do casal e o correto manejo das técnicas agrícolas renderam, no ano passado, cerca de R$ 50 mil à família. Eles vendem seus produtos para a Prefeitura local, nas feiras e programas do Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Agricultor Antônio Silva colhe carambola que vende no município

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Governo do Maranhão e de municípios. O programa é um instrumento de politica pública que promove a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento local, onde agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais destinam sua produção para as famílias em situação de maior vulnerabilidade social e de insegurança alimentar.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário