quarta-feira, 2 de julho de 2014

Maranhense Cláudia Durans vai disputar vice-presidência

Em tempos de baixa participação feminina na política, a indicação de uma mulher para concorrer a cargo majoritário é de extrema relevância social. A professora Maranhense Cláudia Durans (PSTU) será a única maranhense a participar de uma chapa majoritária.

Apesar de a chefe do Executivo Federal ser mulher e concorrer à reeleição, os números retratam pouca participação do sexo feminino na política. As mulheres hoje representam mais de 51% do eleitorado no país, mas o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas últimas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste cenário, o PSTU amplia a participação das mulheres e indica a maranhense, militante do movimento de mulheres negras, para compor uma chapa do executivo federal. O presidente da legenda no Maranhão, Eloy lembrou que esta é a segunda vez que a professora Cláudia Durans concorre e que ela tem todas as condições para compor a chapa. “A indicação da Cláudia foi uma indicação nacional do partido para ser vice do Zé Maria, colocando a luta do povo negro contra a exploração. Ela por ser mulher e negra tem condições de colocar essa parte do programa do partido”, disse.

Fonte: O Imparcial on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário