quinta-feira, 12 de março de 2015

Codevasf levará ações de acesso a água para 45 mil famílias do Maranhão

Serão investidos mais de R$ 200 milhões no projeto Crédito/Foto: Frederico Celente / Codevasf 
Buscando minimizar os efeitos da estiagem e promover o acesso a água potável para a população de comunidades rurais difusas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) beneficiará aproximadamente 45 mil famílias no Maranhão por meio do programa Água para Todos, do governo federal. Serão investidos mais de R$ 200 milhões na implantação de cisternas, de sistemas simplificados de abastecimento de água e de pequenas barragens para dessedentação animal.
O objetivo da ação é universalizar o acesso e o uso da água à população em situação de pobreza das zonas rurais dos 147 municípios pertencentes à área de atuação da empresa no estado. Numa primeira etapa, foram implantadas mais de 5 mil cisternas de consumo humano de água em 16 municípios maranhenses. 
Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água durante os períodos de chuva. Nestes meses, a água é captada no telhado da casa por um sistema de calhas e de canos para o interior das cisternas. A quantidade armazenada é capaz de abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até oito meses (desde que a família use a água apenas para beber e para cozinhar). 
Para o agricultor Chico Rocha, morador do Povoado Carmo, no município de Arari, a cisterna trouxe inúmeras facilidades no acesso a água de qualidade pela família. “Antes a gente tinha que pegar água no rio Mearim, mas não era uma água ideal. Agora a gente tem água boa por muito tempo. Com as primeiras chuvas do ano a cisterna já está cheia. Isso foi uma bênção que a Codevasf trouxe para o município”, comemora. 
Já na execução de sistemas simplificados de abastecimento de água no estado, a Codevasf está concluindo a meta inicial de instalação de 100 sistemas em 21 municípios. Quase 4 mil famílias serão beneficiadas. Na execução da segunda meta serão implantados mais 850 sistemas capazes de atender a 34 mil ligações domiciliares. A ação está na fase de elaboração de projetos e regularizações fundiária e ambiental, contemplando comunidades de toda área de atuação da empresa, o que beneficia 147 municípios com água tratada de qualidade para o consumo humano. 
“A execução do programa Água para Todos no Maranhão vai beneficiar toda a área de atuação da Codevasf no estado, contemplando todos os 147 municípios das bacias do Parnaíba, Mearim e Itapecuru, com investimento de mais de 200 milhões de reais e beneficiando cerca de 45 mil famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial no que diz respeito a dificuldade de acesso a água”, observa Henrique Guelber, coordenador do programa Água para Todos pela Codevasf no Maranhão. 
Além dessas ações, a Codevasf contratou recentemente a empresa para execução das obras e serviços para a construção de 70 pequenas barragens no Maranhão. Os serviços compreendem a limpeza da bacia hidráulica, escavação do porão, fundação do barramento, construção do maciço, drenagem e sangradouro. 
O objetivo principal das pequenas barragens é o armazenamento da água nos períodos chuvosos para a dessedentação animal e pequenas irrigações. Elas amenizarão os efeitos da estiagem que podem resultar na morte de rebanhos inteiros, além de servir para a irrigação de pequenos cultivos no período de seca. 
ÁGUA PARA TODOS - O programa Água Para Todos é uma ação continuada do governo federal que teve início em 2011. Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e reúne um conjunto de ações que busca universalizar o acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola. Entre os objetivos estão oferecer água de qualidade para melhorar a segurança alimentar e nutricional, especialmente no semiárido do Nordeste. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário