Ciclo
final do ensino fundamental também no alcançou meta do MEC. Ciclo inicial, no
entanto, superou índice projetado de 4,0
O Maranhão
não atingiu a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para ser
alcançada em 2013 no ciclo final do ensino fundamental (de 6º ao 9º ano) e no
ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação.
O Ideb
registrado em 2013 no ciclo final foi de 3,6 pontos, índice igual ao alcançado
na edição anterior, mas abaixo da meta de 3,9 esperada pelo governo federal. No
ensino médio, o Ideb registrado no estado foi de 3,0 pontos, menor que o
alcançado em 2011 (3,1). O índice também ficou abaixo da meta de 3,3 pontos
projetadas pelo MEC para o ano passado. Os índices reúnem as redes publicas
(estadual e municipal) e privada.
Já a meta
projetada no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano) foi
superada. O índice registrado em 2013 foi de 4,1 pontos, mesmo índice atingido
em 2011 e acima também da meta projetada (4,0).
PÚBLICAS
E PRIVADAS
- O desempenho das escolas públicas maranhenses caiu em 2013 em relação ao Ideb
de 2011. Há três anos, o índice chegou a 3,9. No ano passado reduziu para 3,8.
Ainda assim, atingiu a meta prevista pelo MEC (3,8). Já as escolas privadas
registraram Ideb 0,2 melhor do que o registrado em 2011 (5,8). A meta projetada
para 2013 foi de 5,9 para as escolas particulares.
O
ÍNDICE
- Para chegar ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o
Ministério da Educação leva em conta fatores como: taxas de aprovação e
reprovação, percentual de abandono escolar e desempenho na Prova Brasil. Ele
criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. O Ideb é
feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011).
Para chegar
ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação,
reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do
5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O Ideb
possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas
diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos
municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por unidade
federativa. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal,
estadual e privada.
Fonte: G1MA
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