quarta-feira, 8 de junho de 2011

AGORA SIM, ÁGUA POTÁVEL PARA TODOS


Uma manifestação de iniciativa popular, apoiada pelo vereador Cafezinho, restituiu o direito à água potável a todos os cidadãos ararienses
                                                              (Fonte: Google)
É de conhecimento da população arariense que o sistema de abastecimento de água funciona há quase três décadas e que nos últimos anos apresentou sérios problemas para a população, colocando em risco a saúde física de crianças e mães de família ao carregarem baldes de água para poder suprir suas necessidades básicas. Para solucionar o problema, a Prefeitura de Arari foi beneficiada em 2006 com um convênio via Funasa, integrada ao Ministério da Saúde, no valor de 1 milhão e 124 mil para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município.
Após dois anos da liberação desse recurso, a obra não havia sido concluída. Mas mesmo com a obra inacabada, no dia 27 de junho de 2009, o prefeito Leão Santos Neto, juntamente com sua equipe de governo, resolveu inaugurar o Sistema de abastecimento de Água com uma festa cheia de alardes e comemorações. “O curioso é que antes dessa falsa inauguração, 70% da população recebia água potável em suas residências, mas depois, o que já era ruim ficou ainda pior, pois quase toda a população passou a sofrer com a falta de água”, ressalta o vereador Cafezinho.
Ao analisar a situação precária na distribuição de água do município, o vereador Cafezinho mobilizou a população arariense através de um carro de som no qual conclamava os ararienses para juntos, reivindicar o direito à água potável. A manifestação se deu através de um abaixoassinado com 2.872 assinaturas que foi entregue ao Ministério Público, que obrigou o prefeito resolver o problema no abastecimento de água do município em 45 dias, sob pena de multa diária no valor mil reais.
Vitória alcançada
Hoje, depois dessa determinação do Ministério Público, toda a população arariense tem acesso à água potável em suas próprias torneiras. Visando ainda melhores resultados, o vereador Cafezinho apresentou na Câmara Municipal, um Projeto de Lei de nº 031/2009 no qual pedia a anistia dos débitos das contas de água referente aos anos de 2008 e 2009, período esse em que a população mais sofreu com a falta de água. Para vetar o benefício, o prefeito enviou um Projeto de Lei de nº021/2009 para a Câmara Municipal, no qual anistiava os débitos das contas de água referentes apenas ao período de janeiro a outubro de 2009 e só para quem consumiu até 15³ metros de água, período esse em que a distribuição não se totalizou em 30%.
Satisfeito com o resultado que considera fruto de uma ação civil pública realizada por ele e de iniciativa popular, o vereador Cafezinho comemora: “esta vitória do povo arariense em obter água potável em suas residências é a demonstração de força que a população tem quando reivindica as verdadeiras políticas públicas. Eu sou apenas um porta voz deste povo que me escolheu para representá-los na Câmara Municipal”.
Outras ações do vereador cafezinho
O vereador cafezinho apresentou ainda na Câmara Municipal, uma emenda modificativa de nº 009/2009 que remaneja 10% da verba do gabinete do prefeito no valor de R$ 218 mil para a qualificação profissional da juventude. O prefeito vetou e o vereador Cafezinho, juntamente com os outros vereadores, derrubou o veto do prefeito. Acredita-se que essa verba será destinada para a qualificação da juventude somente por via justiça.
Há ainda a espera pelo cumprimento proposto em um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, no qual o prefeito se compromete entregar o Matadouro Público Municipal higienizado e em perfeitas condições de manutenção até o dia 05 de julho. “Fiz questão de denunciar ao MP a forma criminosa em que vem funcionando o nosso matadouro. Eu e toda a população estamos à espera dessa resolução, porque afinal, trata-se de um caso de saúde pública”desabafa Cafezinho.



  

Um comentário: