quarta-feira, 24 de junho de 2015

Corpo de Irialdo Batalha será exumado por ordem do MPMA

Pedido foi feito pelo Ministério Público e será realizado em julho. Delegado disse que reconstituição também será feita mês que vem
O Ministério Público da cidade de Vitória do Mearim, interior do Maranhão, pediu a exumação do corpo do mecânico Irialdo Batalha, executado na tarde do dia 28 de maio, pelo servidor municipal Luiz Carlos que acompanhava dois policiais militares em uma operação que visava interceptar dois suspeitos de assalto.
O procedimento deve ser feito no começo do mês de julho, assim como a reconstituição do crime porque a dinâmica do crime não pôde ser analisada pela perícia, pois o corpo de Irialdo foi retirado do local pelos indiciados, segundo informou o delegado Guilherme Sousa Filho, da Delegacia de Homicídios.
Os indiciados montaram uma blitz na BR-122, entre Vitória do Mearim e Arari. Irialdo e o amigo Diego Ferreira estavam em uma moto, não pararam na blitz e foram alvejados. Irialdo tinha 34 anos de idade, havia chegado do Pará há um mês e estava prestes a voltar.
No laudo de balística, o médico legista concluiu que Irialdo Batalha foi executado com três tiros, mas a bala que atingiu o mecânico atrás da bacia não foi encontrada na autopsia.
A polícia afirma que as investigações para descobrir onde a bala está não puderam ser concluídas por causa do prazo para conclusão do inquérito, que é de 10 dias.
Suspeito de ter assassinado Irialdo
Prisão e execução - O suspeito de ter executado o mecânico Irialdo Batalha, filmada e divulgada nas redes sociais, foi preso no começo do mês em um quarto alugado no bairro da Forquilha, em São Luís, a 180 quilômetros de Vitória do Mearim, município onde ocorreu o crime.
No vídeo, ele aparece atirando contra a vítima desacordada, junto com dois policiais militares que foram presos. A execução aconteceu em plena luz do dia. Luiz Carlos era funcionário da Prefeitura de Vitória do Mearim e estava cedido à Polícia Militar.
Na época, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão emitiu nota oficial afirmando que a vítima era um assaltante. Ainda de acordo com a nota, houve perseguição e troca de tiros entre os suspeitos e policiais.

Após ver as imagens, o secretário Jefferson Portela e o comandante da PM admitiram que a nota não estava de acordo com os fatos apresentados no vídeo, que repercutiu nas redes sociais.
Fonte: G1MA (Com alterações)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Inscrição no Prouni do segundo semestre começa nesta terça-feira

Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Enem em 2014. Programa oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior


Começam na terça-feira (16) as inscrições para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015. O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União.
As inscrições no programa federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior deverão ser feitas exclusivamente pela internet.
O candidato precisa visitar o site do Prouni no período de 16 a 18 de junho.
Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação. 
O candidato também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino em exercício.
O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.
CRONOGRAMA - O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas. Os resultados dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.
O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para aferição das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.
No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
FORMAÇÃO DE TURMA - A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.
SISU, PROUNI E FIES: QUAL DIFERENÇA? - Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.
Fonte: G1


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Câmara reduz idade para candidatos a senador, deputado e governador

Limite mínimo para candidato a senador será 29 anos e para deputado, 21. Proposta de emenda constitucional ainda terá de ser votada em 2º turno.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), como parte das votações da reforma política, a redução da idade mínima para candidatos a senador (de 35 para 29 anos); deputado federal ou estadual (de 21 para 18 anos); e governador (de 30 para 29 anos).
Os deputados mantiveram em 21 anos a idade mínima para candidatos a prefeito e em 18 anos a exigência para alguém se candidatar a vereador.
A análise dos requisitos para se candidatar a cargo eletivo é um dos tópicos da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, que começou a ser votada no final de maio pelo plenário da Câmara.
Por se tratar de emenda que altera a Constituição, a proposta terá de passar por um segundo turno de votação na Câmara e por mais dois turnos no Senado.
Ainda nesta quinta, o plenário aprovou proposta que muda para 5 de janeiro a data de posse do presidente da República, atualmente em 1º de janeiro – por se tratar do primeiro dia do ano, o dia dificulta a presença de chefes de Estado estrangeiros. As posses de governadores, pela proposta aprovada, passa de 1º para 4 de janeiro.
Na próxima terça (16), a Câmara retomará a votação da PEC da reforma política com a análise dos demais tópicos, entre os quais a proposta de criar uma cota mínima para mulheres parlamentares no Congresso Nacional.
Os parlamentares também analisarão se fixam uma regra de 500 mil assinaturas para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular. Atualmente é necessária a assinatura de, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco estados.
Os parlamentares terão ainda que definir se mudam a regra atual de suplência na Câmara, pela qual a vaga do deputado que se ausenta por mais de 120 dias ou que assume cargo no Executivo é ocupado pelo segundo mais votado na coligação. O texto do relator estabelece que assumirá o suplente mais bem votado na ordem da votação nominal.
O QUE FOI APROVADO - Desde o início da análise da reforma política, foram aprovadas cinco mudanças na legislação: mudança do tempo de mandato, fim da reeleição, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário, permissão de doações de empresas a legendas e alteração da idade mínima para concorrer ao Legislativo.
Ponto de polêmica entre os deputados, a ampliação do mandato de 4 para cinco anos foi aprovada nesta quarta (10) pelo plenário da Câmara como uma forma de "compensar" o fim da reeleição para mandatos do Executivo, aprovado em 28 de maio pelo plenário.
Atualmente o mandato de senador é de oito anos, enquanto os demais cargos eletivos têm mandato de quatro anos. Para viabilizar a aprovação do texto, PSDB e PT entraram em acordo para estabelecer uma “regra de transição”, segundo a qual presidente, governadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2018 ainda terão mandato de quatro anos, enquanto senadores eleitos naquele ano terão mandato de nove anos.
Os prefeitos eleitos em 2016 também terão mandato de quatro anos. Assim, o mandato de 5 anos passará a valer a partir das eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022. Na mesma sessão, os parlamentares decidiram manter o voto obrigatório para as eleições do país. No entendimento da maioria do plenário, a democracia no Brasil não está “madura” o suficiente para que seja instituído o voto facultativo.
O primeiro tópico aprovado pelos deputados desde o início da discussão da reforma política foi a inclusão na Constituição Federal da possibilidade de doações de empresas a partidos políticos. Pelo texto, pessoa jurídica não poderá financiar candidatos individualmente.
Doações a candidatos terão que ser feitas por pessoas físicas, que também poderão doar às legendas. O tópico da doação de empresas foi um dos que mais geraram discussões entre os deputados. Isso porque, no início da madrugada da última quarta-feira (27), o plenário havia rejeitado emenda de autoria do PMDB que previa doação de pessoas jurídicas tanto a partidos quanto a campanhas de candidatos.
O partido, então, se empenhou para aprovar, pelo menos, a garantia de doação de empresas aos partidos políticos. Contrário à proposta, o PT questionou a continuidade das votações sobre financiamento de campanha, alegando que a derrubada da primeira emenda impedida a continuidade da discussão sobre o tema.
No entanto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu manter a análise de outros modelos de financiamento, alegando que, pelo regimento, essas votações eram necessárias, já que o teor das propostas não era idêntico.
REELEIÇÃO - O fim da reeleição foi aprovado em plenário logo depois da votação sobre financiamento. A proposta foi defendida pelos líderes de todos os partidos da Câmara.
A regra só não vai valer para prefeitos eleitos em 2012 e governadores eleitos em 2014, que terão direito a uma última tentativa de recondução no cargo. O objetivo dessa medida foi garantir o apoio de partidos com integrantes atualmente no poder.
CLÁUSULA DE BARREIRA - No dia 28 de maio, os deputados aprovaram instituir uma cláusula de barreira para limitar o acesso de partidos pequenos a recursos do fundo partidário e ao horário gratuito em cadeia nacional de rádio e televisão.
Pelo texto, terão direito a verba pública e tempo de propaganda os partidos que tenham concorrido, com candidatos próprios, à Câmara e eleito pelo menos um representante para qualquer das duas Casas do Congresso Nacional.
A intenção ao instituir uma cláusula de barreira ou desempenho é evitar a proliferação de partidos que só tenham interesse em receber os recursos do fundo partidário ou negociar alianças em troca de tempo a mais de televisão. O fundo partidário é formado por dinheiro de multas a partidos políticos, doações privadas feitas por depósito bancário diretamente à conta do fundo e verbas previstas no Orçamento anual.
Pela legislação atual, 5% do montante total são entregues, em partes iguais, a todos os partidos com estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros 95% são distribuídos às siglas na proporção dos votos obtidos na última eleição para a Câmara.
Quanto à propaganda política na TV e no rádio, a legislação prevê a distribuição igualitária de um terço do total de tempo disponível a todos os partidos que tenham candidato próprio a cargo eletivo. O restante é repartido de forma proporcional ao número de representantes na Câmara dos Deputados filiados ao partido. No caso de haver coligação, é considerado o resultado da soma do número de representantes de todas as legendas que a integram.
Fonte: G1

MP do MA abre inquérito para apurar caso de zelador que atuava como PM

Luís Carlos Almeida é suspeito de executar mecânico em Vitória do Mearim. Inquérito civil foi instaurado nessa quinta-feira (10)
Vigilante Luís Carlos Machado de Almeida
A Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim, no Maranhão, instaurou inquérito civil para apurar a responsabilidade civil-administrativa pela contratação temporária e cessão do servidor municipal Luís Carlos Machado de Almeida para atuar ilegalmente como policial militar. Ele é suspeito de ter executado o mecânico Irialdo Batalha, de 34 anos, no dia 28 de maio, na frente de populares. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Ministério Público do Estado (MP-MA).
O promotor de justiça responsável pelo inquérito José Emanuel da Silva e Sousa afirmou que testemunhas relataram terem visto o servidor municipal atuando como policial em várias oportunidades. Para ele, há indícios da prática de improbidade administrativa.
"Chegaram ao nosso conhecimento informações de que não se tratou de um fato isolado, mas de situação costumeira, na qual Luís Carlos Machado de Almeida exercia funções de policial militar", relata.
Outros casos - A Corregedoria Geral do Ministério Público expediu recomendação aos promotores de Justiça para que tomem providências, a fim de eliminar e evitar outras ocorrências em que servidores municipais cedidos a repartições policiais do interior do Estado estão exercendo atividades privativas das polícias civil e militar.
Na recomendação, o corregedor-geral do MP Suvamy Vivekananda Meireles orienta para que sejam responsabilizados, criminal e civilmente, "inclusive por ato de improbidade administrativa, todos os agentes públicos que determinarem ou consentirem essa prática ilegal, notadamente nos casos em que do exercício ilegal da atividade tenha resultado a prática de crimes".
Entenda - Um vídeo que mostra policiais militares testemunhando a execução do mecânico se tornou "viral" no dia 29 de maio. Nas imagens, a vítima aparece desacordada, caída no chão, com marcas de sangue no braço esquerdo e na cabeça.
Curiosos ao redor falam que ele "ainda está vivo" e "está respirando". Uma pessoa vestida com calça camuflada e coturno se aproxima, mexe no rosto da vítima com o pé, abaixa a mão direita segurando uma arma preta e dispara dois tiros no rosto do homem.
O vídeo revela que o executor veste uma camisa com manga cinza. Um segundo vídeo, que também circulou nas redes sociais, mostra o mecânico já morto carregado por dois homens vestidos com calça camuflada, camisa cinza e colete à prova de balas. Ele é colocado em uma viatura da Polícia Militar.
Fonte: G1MA


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Arari – Comarca inicia correição extraordinária no próximo dia 15

A comarca de Arari dá início, no próximo dia 15, às 8h, na sede do fórum da unidade, à correição extraordinária cujo encerramento está designado para o dia 26 de junho, às 18h. Todos os 3.612 processos em tramitação na comarca serão correicionados.
A correição consta de portaria assinada pela juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da comarca. De acordo com a portaria, todos os processos em tramitação na comarca devem estar na Secretaria Judicial até 24 horas antes do início da correição. A exceção fica por conta dos processos em grau de recurso na instância superior.
Ainda de acordo com a portaria, durante o período da correição todos os prazos processuais ficam suspensos. Advogados residentes na comarca estão convidados para a abertura e encerramento da ação.
No documento, a magistrada determina ao secretário nomeado para a ação que “expeça edital anunciando a correição e convidando a sociedade em geral para apresentar sugestões e reclamações por escrito”.
Essa é a primeira correição realizada pela comarca em 2015 e também a primeira comandada pela juíza Anelise Reginato, titularizada na unidade no último dia 18 de maio.


sábado, 6 de junho de 2015

Polícia elucida crime e apresenta suspeito de matar mecânico

Vigilante Luiz Carlos Machado
Foi apresentado, durante entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (4), na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP), o vigilante Luiz Carlos Machado de Almeida, suspeito de executar o mecânico Irialdo Batalha, em público, no dia 28, no município de Vitória do Mearim. Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, disse que o acusado foi preso desde a noite de terça-feira (3), após ser capturado por policiais militares do município de Viana e levado ao Plantão do Cohatrac, em São Luís.
Em depoimento, o suspeito confessou ter atirado duas vezes contra o mecânico Irialdo Batalha, que já estava no chão após cair da moto em que estava. Irialdo foi perseguido pela polícia por não ter parado em uma barreira. Segundo o suspeito, ele teria pegado a arma das mãos da vítima, mas essa versão é contestada pelas testemunhas que estavam no local, já que, segundo as testemunhas, não houve troca de tiros, apenas os policiais e o vigilante estavam armados.
Luiz Carlos relatou também que após deixar o mecânico e o condutor da moto no hospital do município acompanhado pelos policias, ele seguiu de moto até o município de Arari. No caminho, ele teria jogado a arma do crime, o coturno e a calça que usava no momento dos disparos no Rio Mearim. Já em Arari, teria deixado a moto na casa da mãe e seguido de van até São Luís, onde ficou escondido na casa de uma irmã, no bairro da Forquilha, até a terça-feira (3).
A versão de que os policiais e o vigilante estavam perseguindo a moto por suspeita de roubo já foi descartada. Desta forma, o condutor da moto que levava Irialdo e que estava preso desde o dia 28 na Delegacia de Vitória do Mearim, já foi solto.
Os dois policiais envolvidos no crime foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios, em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado.
Fonte: John Cutrim


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Agora só falta o vigilante Luís Carlos Machado de Almeida

Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória
do Mearim, encontra-se foragido, mas as
 diligências realizadas pelas Polícias Civil e Militar
continuam, com o objetivo de prendê-lo.
Os policiais militares envolvidos no fato que culminou na morte do mecânico montador Irinaldo Batalha, 34 anos, na tarde de quinta-feira (28), no município de Vitória do Mearim, foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado.
O principal suspeito de cometer o crime, o vigilante identificado por Luís Carlos Machado de Almeida, funcionário do município de Vitória do Mearim, que teria executado um dos assaltantes com dois tiros após perseguição policial, encontra-se foragido, mas as diligências realizadas pelas Polícias Civil e Militar continuam, com o objetivo de prendê-lo.
O coronel Marco Antônio Alves explicou que após a polícia ter acesso às imagens que mostram a execução de Irinaldo Batalha e a consequente identificação do vigilante Luiz Carlos, as buscas para realizar sua prisão foram intensificadas, uma vez que o mesmo encontra-se foragido.
Ele explicou ainda que os policiais relataram que o vigia Luis Carlos estava na viatura acompanhando a ação. “Os militares disseram que o vigilante era uma pessoa conhecida na cidade e sempre dava apoio à polícia, sendo funcionário do município. Ele teria sido levado para trazer a motocicleta após a prisão dos suspeitos e quando o garupa foi atingido e veio ao solo ele teria sido designado para permanecer no local e fazer a segurança da área, uma vez que a perseguição continuou”, declarou.
“Os militares receberam ordens para se apresentarem no Comando Geral da PM, e assim o fizeram na noite desta sexta-feira (29), onde foi instaurado um processo administrativo para investigar a participação dos policiais no homicídio, além de terem sido autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios pelo crime de homicídio qualificado”, disse o  Marco Antônio Alves, comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão.
Nota da Prefeita Dóris Ribeiro
Enfim a Prefeita de Vitória do Mearim, Dóris de Fátima Ribeiro Pearce, se pronunciou sobre o caso. Em nota, a gestora diz que a respeito da operação policial ocorrida na última quinta-feira (28) “vem a público registrar que lamenta profundamente o resultado da ação policial que culminou com a morte de um homem”.
Esclarece ainda que, “não poupará esforços a fim de colaborar com as investigações, convicta de que violência não se combate com violência e sim na observância da Lei e dos direitos humanos. E enfatiza que confia plenamente na capacidade e competência da Secretaria de Segurança Pública para a condução racional e justa do caso.
Fonte: Domingos Costa