segunda-feira, 30 de setembro de 2013

'Inferno é o que vivo hoje', diz modelo acusada de aliciar prefeitos

Luciane Hoepers, 33 anos, olhos verdes e corpo escultural, rebate em entrevista a VEJA acusação de trabalhar como 'pastinha' de organização criminosa: 'Ser bonita ajuda a ser vista, mas nunca a fechar negócios'
Luciane Hoepers, presa por corrupção, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado financeiro e formação de quadrilha: "Imaginei que cinco dias na cadeia eram o inferno, mas hoje tenho certeza de que foi só o purgatório. O inferno é o que vivo hoje" 
Aos 33 anos, a catarinense Luciane Hoepers se transformou numa espécie de “musa do crime” depois de ser presa pela Polícia Federal no último dia 19. A operação Miqueias investigava uma quadrilha suspeita de fraudar fundos de pensão de prefeituras e levou para a cadeia vinte pessoas, entre elas um conhecido doleiro de Brasília. De olhos verdes e corpo escultural, Luciane, que já fez diversos ensaios sensuais e participou de programas de televisão, seria uma das armas da organização para atrair prefeitos a investirem nos “fundos podres”, que teriam baixa rentabilidade, de acordo com a PF. 

Em uma conversa de quase três horas com a reportagem de VEJA, Luciane contou como começou a trabalhar na Invista Investimentos Inteligentes – acusada de vender fundos de investimentos podres para prefeituras – e como pretende se defender das acusações de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime contra o mercado financeiro. “Estou extremamente abalada. Imaginei que cinco dias na cadeia eram o inferno, mas hoje tenho certeza de que foi só o purgatório. O inferno é o que vivo hoje”, diz.
Segundo a PF, você fazia parte de um sofisticado esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. Dentro da organização, sua função era a de 'pastinha'. Como funcionava esse trabalho? Primeiramente, não há uma organização criminosa. Nosso trabalho era apresentar uma solução rentável para os investimentos dos fundos de previdência dos municípios. Como a maioria dos institutos de previdência possui concentração de investimentos em fundos de bancos públicos, e estes estão em queda constante de rentabilidade por sua carteira serem constituídas apenas de títulos públicos, nosso trabalho era apresentar a eles fundos de bancos privados, com créditos privados, selecionados em segmentos em expansão e com garantias reais. Não existem fundos fraudulentos e muitos menos criados para dar prejuízo, visto que todos têm pelo menos 50 milhões de reais em captação e são registrados nos órgãos competentes.

Ainda de acordo com a PF, as 'pastinhas' usavam a beleza para seduzir os prefeitos e levá-los a investir nos fundos podres. Nunca existiu isso. Ser bonita apenas nos ajudava a sermos vistas, mas nunca a fechar negócios. Os prefeitos nem decidem sobre esses investimentos. Eles são de responsabilidade de um conselho de oito representantes, mais dois gestores e um comitê de investimentos de quatro pessoas. Os prefeitos não assinam o processo, e éramos todas capacitadas para o trabalho e conhecedoras do assunto.

Havia pagamento de propina para os prefeitos? Quantos contratos você fechou com prefeituras? Somente uma prefeitura fez negócio comigo e nunca assumi pagar qualquer propina para qualquer pessoa. Isso não existia.

Como você começou a trabalhar na empresa? Trabalhava em uma empresa privada, e um amigo em comum do Carlos Eduardo Carneiro Lemos, também preso na operação, me apresentou a empresa, pois acreditava que meu perfil se encaixava no trabalho, pela minha inteligência e boa comunicação. O Eduardo era o responsável pela Invista.

Como era o seu relacionamento com o doleiro Fayed Troubosli? Sou muita próxima dele, assim como de outros acusados. Ele é um homem de muitas qualidades e que possui muitos amigos. Em Brasília, ele é muito respeitado pelo seu caráter.

Você foi presa por corrupção, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado financeiro e formação de quadrilha. Como se defende dessas acusações? No inquérito estão claras as possíveis acusações, mas a imprensa distorceu muita coisa. Foi citada prostituição e até o caso de eu posar para a Playboy, e nem a delegada admite que isso ocorreu. O processo é longo e muitas coisas serão esclarecidas.

O inquérito aponta o envolvimento de deputados estaduais e federais no esquema, especialmente do estado de Goiás. Qual a participação deles? Não existe nenhuma participação deles. Repito que não há uma organização criminosa. Eles me atenderam para apresentação de algo bom para a administração pública. Nunca passou disto. Eles não queriam se envolver neste departamento de previdência. Continuamos amigos mesmo assim. Estou muito abalada nestes dias com tantas acusações, mas me coloco à disposição para todos os esclarecimentos aos envolvidos, partidos políticos e Câmara dos Deputados.
Fonte: Veja.com


Novos petistas vão degolar os sarneístas na disputa por vagas de deputado estadual

Depois da "expulsão" do deputado Bira do Pindaré, já está praticamente acertada com a direção nacional do PT a filiação do deputado estadual Helio Soares e do ex-prefeito de Maranhãozinho, Josimar Cunha.
O assunto foi tratado pessoalmente pelo vice-governador Washington Oliveira (WO) com o chefe maior do PT, Rui Falcão, em Brasília.
WO tem pressa na filiação dos novos “companheiros”, por dois motivos. O primeiro é que Helio Soares e Josimar Cunha são fortíssimos candidatos à Assembleia Legislativa. Soares deve renovar o mandato e Cunha tem muito dinheiro para torrar na campanha.

Um dos cenários do vice-governador é obter a tão sonhada vaga na Câmara Federal. Na estratégia da campanha, WO precisa de dobradinhas fortes com candidatos a deputado estadual, daí a preferência por Soares e Cunha.

PODER NO PED - O segundo motivo para filiar Helio Soares e Josimar Cunha no PT é o Processo de Eleição Direta (PED). WO precisa reeleger Raimundo Monteiro na presidência do diretório estadual e garantir a aliança com o PMDB da oligarquia Sarney.

Helio Soares e Josimar Cunha são peças-chave no PED, porque sabem operar o voto dos filiados petistas nos municípios, através da pressão dos prefeitos e vereadores.

A operação para a vitória de Monteiro será gigantesca, utilizando todos os métodos e armas possíveis. É ordem de Sarney. E WO segue à risca.
Se Monteiro for derrotado por Augusto Lobato (Resistência Petista) o PT nacional terá de fazer nova intervenção no Maranhão, provocando desgaste desnecessário.

Sarney e WO não querem saber de mais confusão no PT. A ordem é Monteiro ganhar logo no primeiro turno, de qualquer jeito!

INÁCIO DEGOLADO - Mas, o ingresso dos novos filiados não agrada alguns aliados sarneístas do vice-governador. O mais prejudicado é Inácio Rodrigues, superintendente do Incra e candidato a deputado estadual.
Inácio vem trabalhando silenciosamente para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas será degolado pela estratégia de WO, que prefere Helio Soares e Josimar Cunha.

Sarneísta de primeira linha, Inácio foi contemplado com a poderosa máquina do Incra e vem costurando diuturnamente a candidatura a deputado estadual.


Os novos petistas incomodam os sarneístas. Inácio sente o cheiro de traição e pode até perder a cabeça.
Fonte: Blog do Ed Wilson

Solidariedade Um Partido Que Nasce Grande


Dia 5 de outubro é o prazo final para filiação partidária de quem deseja concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2014. Grande movimentação visando às composições partidárias já vem acontecendo nos bastidores há algum tempo, afinal a filiação é o primeiro passo para quem deseja se eleger, ou para quem pelo menos deseja competir tendo alguma chance de sucesso.

Toda a cautela nessa hora é pouca. Pois, quem concorrerá a um cargo proporcional, ou seja, para deputado federal ou estadual, deve procurar um partido que lhe possibilite concorrer com uma mínima chance de se eleger. Neste cenário são diversas as siglas e variadas as possibilidades.

O dep. Simplicio Araujo é
o principal Lider do SSD -MA
Nos últimos dias, com a criação dos novos partidos, um deles particularmente vem chamando a atenção da classe politica pela proposta lançada para a população maranhense e pelas visíveis vantagens em concorrer pela sigla do partido Solidariedade. O partido, que terá o comando do Deputado Federal Simplicio Araújo, tem muitas vantagens para quem quer pleitear uma vaga nas próximas eleições para Deputado Estadual, por exemplo.

O Solidariedade já tem hoje uma nominata com 22 nomes novos que buscam uma vaga de deputado estadual em 2014, todos com uma mesma media de votos e mesmas condições financeiras de disputa. São nomes regionais, como o do Presidente da Câmara de Santa Inês, Vereador Seba, do Suplente de Deputado Estadual Luciano Genésio, do Vereador Rildo Amaral de Imperatriz, do professor Arquimedes Almeida (Bacabal), do Dr.Levi Pontes de Aguiar (Chapadinha), Ex-Deputado Zé Orlando (Tutóia), do Jovem Bruno Mendes (Porto Rico), Calvet Neto (Bacabeira), Cabo Campos (São Luís), Ramalho (São João dos Patos), Rafael Sombra (Associação de Jovens empresários do Maranhão), Felipe Pires (Araioses), Dr.Eduardo (Magalhães de Almeida), Ex-Prefeito Abnadab (Urbano Santos), Bentivi (Lago da Pedra), Vieira Lima(Ex-Vereador São Luis), e Ex-vice prefeito de Lago Verde: Sr. Louta, Luiz Carlos do blog União Juventude também é précandidato a deputado estadual. O SDD-77 tambem conversa com Welligton do Curso, Yglésios do Socorrão e com os vereador Nato e Chaguinha (São Luis) e outros.

Outra grande vantagem do Solidariedade é o tempo de televisão, que pode chegar a mais de 2 minutos ao fim do termino do prazo das filiações partidárias quando o partido poderá chegar até ter mais de 32 deputados federais. Com esse tempo o partido deve ser muito cortejado para coligações como protagonista, ou seja, detendo o tempo de televisão o partido pode escolher com quem quer coligar e tem mais peso eleitoral.

Por fim, a migração de políticos insatisfeitos com suas atuais legendas partidárias podem ser mais um grande atrativo, pois o Solidariedade está trabalhando no sentido de garantir que a grande maioria dos novos filiados ajudem a construir as candidaturas de deputados estaduais e federais do partido.

Até o momento, mais de 140 vereadores, vários ex-prefeitos e prefeitos já contataram com o partido pedindo preferência em seus municípios. O partido espera que até dia 5 de outubro todos os municípios do Maranhão já estejam com suas comissões executivas provisórias devidamente inscritas no TRE.
Fonte: União e Juventude

domingo, 29 de setembro de 2013

População residente no Maranhão chega a 6,8 milhões


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem informações sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2012, que revela que o Maranhão possui uma população residente no estado de 6.8 milhões. A distribuição espacial desse total da população indica que 58,9% mora na zona urbana e 41,1% está fixada na zona rural. Na distribuição da população maranhense por cor/raça, 68,1% é parda, 21,1% branca, 10,3% negra, 0,4% indígena e 0,1% amarela.

No contexto sobre o índice de envelhecimento da população, os dados do IBGE mostram que o Maranhão possui um percentual de 34,03% da população maior que 60 anos de idade. Possui uma taxa de analfabetismo da ordem de 55,7% da população maior que 60 anos de idade e 19,8% da população maior que 7 anos de idade.

Com relação à distribuição da população maranhense na faixa etária maior que 4 anos e que frequenta escola por rede de ensino, o IBGE registrou que a maioria, ou seja 90%, estuda na rede pública e apenas 10,2% na rede particular.

Foi também identificada a distribuição da população maior que 4 anos de idade que frequenta escola por nível de ensino e por rede de ensino. Nesse quesito, no nível pré-escolar 87,7% estuda na rede pública e 12,3% na rede privada. No fundamental, 94,7% (pública) e 5,3% (privada). No nível médio, 92% (pública) e 8% (privada). No nível superior, 33,9% (pública) e 66,1% (privada).

No quesito das mulheres na faixa etária de 15 a 17 anos que já tiveram filhos, de um total de 210 mil, um conjunto de 14 mil mulheres (6,7%) confirmaram ser mães. Com relação ao valor do rendimento médio mensal das famílias residentes em domicílios particulares, observa-se que o rendimento no meio urbano chega a R$ 2.180,00 e na área rural R$ 933,00. A pesquisa destaca que o valor do rendimento médio mensal das famílias situadas na zona urbana é 133,7% maior que o das famílias radicadas na zona rural.

No aspecto das famílias residentes em domicílios particulares, 72 mil (3,6%) não possuem nenhum rendimento e 624 mil (31%) sobrevivem com até um salário mínimo. A pesquisa destaca que existem 11 mil famílias no Maranhão com rendimento médio mensal de R$ 69.979,00, ou seja, 0,5% do total de famílias residentes no Maranhão.

Outros dados apontados pela PNAD mostram que de um total de 2.013.000 famílias residentes no Maranhão, 8 mil (4%) têm como pessoa de referência alguém de 10 a 17 anos de idade. Desse mesmo total, 452 mil famílias têm como pessoa de referência alguém com 60 anos idade ou mais.


A pesquisa também revela que de um total de 1.877.000 domicílios maranhenses, 273 mil (14,5%) foram construídos com paredes de material não durável, ou seja, taipa não revestida, palha ou outro material); 252 mil (13,4%) possuem computador com acesso à Internet e 1.306.000 (69,6%) possuem telefone.

Fonte: Mario Carvalho

sábado, 28 de setembro de 2013

Deputado Bira do Pindaré sai do PT

Em reunião concluída a poucos instantes com apoiadores e coladores do seu mandato, o deputado Bira do Pindaré decidiu  abandonar o Partido dos Trabalhadores, em resposta a carta do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, publicada nesta manhã de sábado (28), convidando-o a procurar outra agremiação partidária sem risco da perda do mandato.    
Na próxima terça-feira, Bira fará uso da tribuna da Assembleia Legislativa para comunicar seu desligamento do partido e anunciar por qual legenda continuará sua militância política. Segundo adiantou a assessoria do deputado, ele vai escolher entre Solidariedade, PCdoB, PDT e PSB para onde transferirá sua filiação.  

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, publicou nota oficial nesta manhã de sábado autorizando o deputado Bira do Pindaré se desfiliar do PT “sem que isso resulte em qualquer prejuízo ao exercício do mandato”.

A decisão de convidar o deputado a procurar outra legenda, segundo Monteiro  Monteiro alega que há incompatibilidade de interesses e sugere que o parlamentar se retire da legenda.

Bira é filiado oficialmente desde 1990, mas milita na legenda desde 1988, quando era dirigente do movimento estudantil na Universidade Federal do Maranhão.

Veja abaixo a carta de Raimundo Monteiro que motivou a saída do parlamentar do partido.  


Fonte: Jorge Vieira











Max Barros no PRP, Alexandre Almeida de volta ao PTdoB, Fábio Braga no PRTB e André Fufuca no PEN, veja outros…

Max Barros ingressará no PRP, Alexandre

 voltará receber ordens de Lourival Mendes

no PTdoB
Faltando menos de 10 dias para encerramento do prazo de filiação para quem pretende disputar o pleito eleitoral do no que vem, o jogo no tabuleiro da politica maranhense começa ser montado. E nos bastidores, alguns nomes já são certos em novos partidos, tudo evidentemente, com autorização do pai Fernando Sarney que define “quem é quem” nas devidas mudanças de partidos.

Vejamos alguns troca-troca de partidos:

- O Deputado Afondo Manoel, por decisão do Diretório Nacional que não aceita deputados de mantados deixar o PMDB, voltou aos quadros do partido. O parlamentar estava filiado ao PSD – partido do qual já era até presidente do diretório de São Luís;
- Outra mudança no tabuleiro partidário mostra que o Partido Social Liberal (PSL), anunciará oficialmente amanhã sábado 28/09,  no auditório da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Graça Paz, o marido dela, o ex-deputado Clodomir Paz, secretário do governo Roseana como novos membros do partido no estado;
- Está praticamente definida a volta do Deputado Estadual Alexandre Almeida ao PTdoB – Partido Trabalhista do Brasil. O jovem deputado tinha saído do partido para integrar no PSD, mas a ovelha desgarrada com medo do chapão, e pra salvar o mandato na tentativa da reeleição, não recusou a estratégia de seu líder maior Fernando Sarney.

- O Vereador da Capital Chaguinhas (ex-PRP), que não quer ver o ex-companheiro de Parlamento Severino Sales nem pintado de ouro, decidiu em qual partido vai disputar uma vaga na Câmara Federal, será o PSL. Chaguinhas tinha sinalizado o PEN, do deputado estadual Jota Pinto, mas pensou, repensou e achou melhor cair nos braços de seu “amigo” Francisco Carvalho.
- Convicto do que quer, o deputado Othelino Neto se filia hoje (27) ao PCdoB. O evento acontecerá às 15h no Hotel Abbeville, reunindo diversas lideranças de oposição no estado, filiados e movimentos sociais.
- A ex-candidata a prefeita de Imperatriz, odontóloga Rosângela Curado vai se filiar ao PDT em evento na AABB da Cidade às 8h, amanhã sábado 28/09.  Um grande ato está sendo organizado em Imperatriz para receber Rosângela Curado no PDT e que deve contar com grandes lideranças políticas do partido. É esperada a presença do presidente nacional do PDT, ex-ministro Carlos Lupi.
- Entre as muita filiações, a surpresa fica por conta da filiação do Deputado Estadual Max Barros no partido liderado pelo suplente de vereador Severino Sales, o PRP – Partido Republicano Progressista. Dizem que até a ficha de filiação já foi assinado por Max, o que está deixando muitos pré-candidatos a deputados estaduais que se filiaram nas últimas semana indignados. “Isso é uma molecagem, ninguém respeita ninguém por aqui, vou sair enquanto posso” Disse um dos pretensos candidatos.
Fábio Braga entrará na “caruda” no nanico PRTB

 e o jovem André Fufuca assina ficha de

filiação hoje (27) no PEN

- Outro que está de malas e cuias rumo a outro partido “nanico” é o suplente de Deputado estadual Fábio Braga, certo que mais uma vez não se elege no chapão do PMDB, Braga que é o candidato oficial da família Fecury à Assembleia, deve ingressar no PRTB do incerto João Câncio, fato que deixou as bases do partido em um pé de guerra. Ninguém quer acreditar que Câncio aceitou uma coisa dessa. Pois, já havia definição que ninguém que tenha mandato iria ingressar objetivando o pleito 2014.

- O jovem Deputado André Fufuca está certo em trocar a Assembléia Legislativa pela Câmara Federal, além de reforçar as bases, o filho do ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré deve ingressar hoje no PEN – Partido Ecológico Nacional. A filiação de André no PEN garante chances reais de buscar a vaga.
Fonte: Domingos Costa

Troca-troca de partido: Rosângela Curado assina ficha no PDT e entra na briga para ser vice de Flávio Dino

Rosângela discursa em nome das oposições
A ex-candidata a prefeita de Imperatriz,  Rosângela Curado, assinou agora a pouco a ficha de filiação no Partido Democrático Trabalhista, PDT. O evento foi bastante prestigiado por lideranças da oposição que apoiam a pré-candidatura de Flavio Dino(PCdoB) ao Governo do Maranhão em 2014.

Curado chega ao PDT como estrela de primeira linha para disputar a vaga de vice-governadora  na chapa do comunista. A ex-candidata ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura da segunda maior cidade do estado. Rosangela teve quase 40 mil votos, sendo a grande surpresa da eleição, ficando em segundo lugar na disputa contra Sebastião Madeira(PSDB) que disputa a reeleição.

O nome forte para ser vice  Dino
Agora a disputa da vaga de vice de Flavio Dino ficou mais acirrada dentro do partido da rosa. Com a entrada de Curado na briga, diminuiu as chances do empresário de Balsas Marcio Honaiser que vinha perdendo fôlego na última semana. Márcio tem preferência  dos chamados “históricos” do partido, mas Rosangela além de ser mulher -  é uma liderança emergente do sul do estado,  o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

Se Rosangela for mesmo indicada a vice pelo PDT resolve o problema do candidato Flavio Dino que tem uma dívida com o partido, mas cria um certo mal estar entre os chamados cardeais  do PDT. Rosangela entra no partido, mas não tem laço histórico com a militância.  A dúvida que fica no ar. Em caso de vitória da oposição, como se comportaria a vice-governadora dentro do partido?  
Fonte: Blog do Varão


Indecisão de Roseana e Eleição Direta do PT deixará TCE desfalcado por meses

Engana-se quem penda que o Presidente do Tribunal de

Contas fica de longe esperando a decisão de Roseana
O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ficará desfalcado de um Conselheiro por pelo menos dois meses. Isto porque a vaga do Conselheiro Yêdo Flamarion Lobão será aberta em pouco mais de uma semana e a decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) sobre como a lacuna será ocupada ainda está longe de ter um fim. Tudo indica a destinação da vaga para o vice-governador Washington Oliveira (PT). Concorrem pela Assembleia Legislativa os deputados Max Barros (PMDB), Rogério Cafeteira (PMN) e César Pires (DEM).

O Conselheiro Yêdo Lobão participa na próxima quarta-feira da última sessão como membro da corte de Contas. Ele ainda terminará algumas atividades na Casa e o cerimonial do TCE prepara uma homenagem para o próximo dia 10, marcando o fim da Era Yêdo na Casa.

Segundo fontes com livre acesso à chefe do executivo, Roseana pretende indicar o vice-governador, mas esperará o processo de Eleição Direta do PT (PED), que será realizado em novembro. Indicar Washington agora o enfraqueceria no PED, já que ele passaria a ser conselheiro e não mais político.

O regimento Interno do TCE permite que o Tribunal funcione sem a totalidade de conselheiros. O artigo 38 do regimento diz que para as sessões plenárias o necessário é a formação com o quórum mínimo de quatro conselheiros. Com a saída de Yêdo, ficarão seis. Não há previsão de data para a definição da governadora.

Fonte: Blog do Domingos Costa

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PF investiga mais de 90% das cidades do MA por desvios de verbas

Segundo o delegado Luís André, fraudes justificam baixo IDH de municípios. Maranhão é o Estado com maior número de crimes de agiotagem do país.

Delegado Luís André Almeida
O Maranhão conta com cerca de 700 inquéritos envolvendo desvios de recursos, fraude de licitações em prefeituras. "Fazendo uma projeção bastante ‘otimista’, algo em torno de 90% do Estado do Maranhão tem uma investigação em curso, o que revela um quadro muito triste em nosso estado e que justifica o baixo IDH do Estado. Em números absolutos, é o Estado com o maior número de crimes dessa monta. Conseguimos superar São Paulo”, afirmou o delegado Luís André Almeida, que coordena a Operação Cheque em Branco.

A Operação realizou nesta sexta-feira (27) 10 conduções coercitivas, entre ex-prefeitos, ex-secretários e empresários. Foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete municípios: Arari, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia. Os sete ex-prefeitos foram ouvidos.

"Esses gestores contraíam dívidas durante as eleições para ascender ao cargo púbico, com quadrilha de agiotas. O pagamento era feito com fraudes licitatórias, por meio de repasses federais, municipais e outros constitucionais. O que era mais estarrecedor é exatamente o modo de pagamento, que era muito peculiar. Muitos repassavam cheques em brancos, assinados, ou guias de saques em brancos, o que possibilitava à quadrilha uma verdadeira gestão dos recursos do município pela quadrilha. Era uma verdadeira transferência de responsabilidades", disse o delegado.

A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira (27) que 32 prefeituras do Maranhão estão sendo investigadas por desvio de recursos federais comandados por quadrilhas de agiotas. "Sete ex-prefeitos foram intimados. As outras 25 investigações prosseguem, a um ritmo que é muito peculiar a essas investigações, pois envolve análise de contas, sigilos fiscais, movimentações bancárias. É preciso que se aprimorem para que no momento certo possamos intimar todos os envolvidos".

Os ex-gestores vão responder pelo crime previsto no decreto lei nº 201, que é um crime de responsabilidade de prefeitos, que trata de desvio de recursos públicos. "A devolução espontânea dos recursos desviados me parece que não é clara, mas a polícia e os órgãos de controle vão fazer seu trabalho para que seja feita a recuperação desse montante", concluiu.

Fonte: G1MA

Operação Rapina: ex-prefeito de Paulo Ramos é levado pela PF

Ex-prefeiro João Teixeira Noronha
Na manhã de hoje, dia 27, a Polícia Federal esteve no município de Paulo Ramos. Agentes federais foram na casa do ex-prefeito João Teixeira de Noronha, que foi conduzido até à Superintendência da Polícia Federal do Maranhão.
Segundo informações, o ex-prefeito foi levado em razão de não ter comparecido nas convocações da PF e nem nas audiências da Justiça para depor sobre o caso da Operação Rapina. Por conta disso, João Teixeira foi preso por ter deixado o processo correr a revelia.
Em dezembro de 2007, o ex-prefeiro João Teixeira Noronha (a época no PMDB) foi preso pela Polícia Federal (PF) na Operação Rapina I.
Entre os crimes cometidos pelo ex-prefeito estava a compra de um terreno com recursos federais, que ele pôs em seu nome. Após a sua prisão, a população de Paulo Ramos ocupou a área.
De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) – parceira da PF nas cinco operações Rapina – até ser preso João Teixeira Noronha já havia desviado de R$ 6,3 milhões de verbas públicas em gestão. 
Fonte: Luis Pablo

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deputado Bira denuncia direção estadual do PT por perseguição

Em discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (26), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) protestou contra a perseguição que vem sofrendo pela direção estadual do Partido dos trabalhadores.

O deputado solicitou oficialmente ao PT sua participação na propaganda partidária gratuita, pois, ele é o único deputado estadual do partido que não teve esta oportunidade. A justificativa dada pela direção estadual é que só iriam exibir na propaganda partidária os membros da executiva estadual.

Na Casa legislativa além de Bira, o deputado Zé Carlos e Francisca Primo compõe a bancada do PT. Bira lembrou que não é mais membro da executiva, e sim membro do diretório, entretanto, a deputada Francisca Primo e o vice-governador, que também não são membros da executiva, participaram das inserções do PT.

O parlamentar questionou o partido para saber por qual razão a regra de participação, apenas dos membros da executiva estadual, não foi seguida nos casos de Francisca e do vice-governador. Bira defendeu a participação da deputada Francisca como justa e legítima, contudo, de maneira enfática a participação do Deputado foi negada.  

Pra completar o vice-governador, em entrevista coletiva, convidou os filiados ao PT, contrários a aliança do partido com o PMDB do Maranhão para se retirarem do partido. “Nos convidaram para sair, ainda tem mais esse fato que caracteriza claramente o constrangimento que a gente atravessa em relação ao Partido dos Trabalhadores. Então eu registro esse protesto em razão dessa postura absolutamente reprovável da forma que a gente vem sendo tratado pela Direção do PT, aqui no Maranhão”, protestou Bira.


Dinheiro tem, por que o prefeito não trabalha?


De janeiro a setembro deste ano, os repasses federais para o município de Arari já ultrapassaram mais de 21 milhões de reais. O que está faltando para que o prefeito Djalma Melo trabalhe de fato? Falta vontade, falta tempo, já que é administrador de suas próprias empresas ou é simplesmente um caso de desonestidade?


Como uma das prerrogativas do parlamentar é fiscalizar, o Vereador Cafezinho está analisando junto ao um setor jurídico todos os processos de licitação do ano de 2013, como também, averiguando o destino do dinheiro recebido pelas escolas conhecido por Caixa-Escola.

*Com dados do Portal Transparência 

Eleição 2014: superintendente do INCRA pode ser o vice do PT na Chapa de Luís Fernando Silva

Inácio: o nome forte para unificar a CNB
Dois nomes da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) no Maranhão disputam a preferência da governadora Roseana Sarney(PMDB) para compor a chapa de reedição da aliança do PT  com o PMDB no Estado,  na vaga de vice-governador. Os nomes da simpatia do Grupo Sarney são o superintendente do Incra no Estado, José Inácio Rodrigues e o deputado estadual José Carlos da Caixa. Os dois pertencem a mesma corrente do ex-presidente Lula e do vice-governador Washington Oliveira.

Deputado Zé Carlos corre por fora
A indicação da CNB vai depender do resultado da eleição do PED (Processo de Eleição Direta) que acontece em novembro. Quem vencer indica o nome. Com eminente falta de liderança e comando na CNB no Maranhão, o vice-governador viu a sua chance de voltar a ser o candidato do PT (vice-governador) na reedição   da aliança com o PMDB virar fumaça.

Dois candidatos, com chance de vitória, disputam pela CNB a  presidência do partido no Maranhão. O chefe de gabinete do deputado José Carlos, Henrique Sousa (ex- aliado de Washington) e   o atual presidente  do PT, Raimundo Monteiro. Monteiro é candidato à reeleição, tendo o apoio do vice-governador.

A indicação de Inácio depende da vitória de Monteiro 
Em função  da dificuldade de unificar a CNB  em torno do seu nome, Washington perdeu forças  para ser o candidato na reedição da chapa com Luís Fernando Silva. Fontes ligadas ao vice-governador teriam dito que ele já teria declinado da missão, e que, caso vencesse o PED, apoiaria o nome de Inácio Rodrigues para vice-governador. Inácio vem fazendo um trabalho de destaque à frente do Incra no Estado, sendo um dos nomes fortes  do PT para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Fonte: Blog do Varão

Detran e Sindauma apresentam simulador de direção

Simulador de direção será uso obrigatório nas autoescolas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com o Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (Sindauma), apresenta, a partir desta quinta-feira (27), o Simulador de Direção Veicular que será obrigatório, conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nos Centros de Formação de Condutores (Autoescolas) do Estado. Este equipamento será utilizado nas autoescolas para quem for tirar a habilitação na categoria “B” (automóveis e comerciais leves). A legislação começa a vigora a partir de janeiro de 2014.

A apresentação do aparelho acontece, nesta quinta-feira (27), às 14h, no hall de entrada do Detran-MA e contará com a presença do diretor geral do Detran,  André Campos; do presidente do Sindauma, Ramir Aguiar Ribeiro; e diretores Detran-MA, além de instrutores e proprietários de centros de formação de condutores. No sábado (28), o simulador estará em exposição no São Luís Shopping.

De acordo com a resolução do Contran serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e, em situações climáticas e de risco. Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico.

“A ideia é que o motorista se sinta mais seguro em dirigir o carro nas aulas práticas e o simulador vai dá a ele essa possibilidade!”, destacou o diretor Geral do Detran-MA, André Campos.
“O simulador será mais um instrumento que qualificará o treinamento dos novos motoristas, para evitar acidentes nas ruas”, destaca o presidente do Sindauma, Ramir Ribeiro.


As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deverá acompanhar e supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter o seu uso compartilhado por um ou mais autoescolas.
O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito. Conforme estabelecido pelo Contran, a simulação na prática de direção veicular deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito.

Para a implantação do simulador nas autoescolas, foi necessária alterações na Resolução Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, e na Resolução Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.