terça-feira, 30 de abril de 2013

Operação prende mais de 50 policiais suspeitos de cobrar propina no Rio


Mototaxistas e camelôs pagavam propina para não haver repressão. Esquema acontecia em Bangu e em outros bairros da Zona Oeste

 

Após investigação conjunta dos órgãos de inteligência de segurança do Rio de Janeiro, 45 PMs, 7 policiais civis e outros 14 homens foram presos, nesta terça-feira (30), suspeitos de receber propina de mototaxistas irregulares e ambulantes de Bangu e outros bairros da Zona Oeste da cidade. A propina era paga para que a atividade ilegal acontecesse sem repressão. A Operação Compadres ainda busca outras 12 pessoas acusadas de participar do esquema.

Um vídeo feito pela Corregedoria da PM e divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio mostra o pagamento da propina. A ação também teve participação do Ministério Público.

As imagens mostram a ação de oito homens — todos com identificação no vídeo feita pela Polícia Militar, sendo cinco deles policiais — nas ruas da Zona Oeste. Os oito foram detidos.

Em coletiva por volta das 16h desta terça, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que a operação começou a ser desenvolvida no início de 2012 e o trabalho de investigação durou mais de um ano. "A investigação ainda não terminou. Ainda teremos desdobramentos desse trabalho que podem ter consequências ainda maiores."

DENUNCIADOS

Dos denunciados pelo Ministério Público, 60 são policiais: 53 militares e sete civis. Os agentes públicos são de diferentes unidades. Os policiais militares pertencem aos seguintes batalhões: 14º (Bangu), 9º BPM (Rocha Miranda), 20º BPM, 6º BPM (Tijuca), 4º BPM (São Cristóvão), 41º BPM (Irajá), 15º BPM (Caxias) e do Centro de Formação de Praças (Cefap). Os policiais civis trabalhavam na 34ª DP (Bangu) e na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). Entre os não policiais, 18 eram procurados, dos quais 14 já foram presos.

Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, que expediu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos policiais e nas unidades onde eles trabalham. Eles são acusados de formação de quadrilha, concussão e roubo.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SEGURANÇA

Após as prisões, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse não se surpreender com o grande número de policiais envolvidos na operação. "Quando se decide combater a criminalidade, a gente não pode se surpreender com nada”, afirmou. “Não há pacto da polícia com esse tipo de prática. É absolutamente necessário cortar na própria carne."

O secretário disse ainda que as acusações contra os policiais são muito graves e estão muito bem documentadas. Beltrame garantiu que os policiais não serão mantidos nos seus cargos.

Já o comandante geral da PM, coronel Erir Costa Filho, disse que está cumprindo a promessa que fez ao assumir o cargo, em setembro de 2011, de cortar da corporação os maus policiais.

"Desde que assumi, já foram expulsos 317 policiais. E outros mais vão sair. A sociedade acredita na PM e denuncia os desvios e nós apuramos e buscamos moralizar a PM." disse. Costa Filho afirmou ainda que visita constantemente os batalhões e procura orientar os policiais sobre as condutas a serem adotadas.

VEJA OS NOMES DOS PRESOS


CB PM Rodrigo da Silva Rodrigues 
Rene Bispo da Silva, v. "Gordo" 
Adriano da Silva Conceição, v. "Nando" 
Inspetor Adriano Marcos de Abreu Menezes 
Inspetor Clayton José de Freitas Melo 
Inspetor Marcelo Pennafirme Malfacini
Comissário Odenilson Souza Serique
Cláudio Luiz Lima De Oliveira, v. "claudinho" 
Sgt Izanildo Silva Pereira, v. "indio" 
Luiz Carlos De Brito Dos Santos, v. "motinha" 
Sgt Marco Cesar Braga Da Silva, v. "braga" 
Cb Carlos Henrique Nunes Laranja v. "gordo" ou "marreta"
Sgt Elias Marques Da Silva 
Sgt Marcelo Braga Ferreira
Sgt Rogério Costa Quintino 
Sgt Jorge Alves Da Silva 
Sgt Amarildo Pinto Benevente 
Sgt Roberto Pereira Carlos
Cb Pm Eduardo Candido De Moraes 
Sd Pm Luiz Américo Souza Da Silva
3º SGT Pm Marcelo José Conceição Souza  
Cb Fábio Da Silva De Brito 
2º Sgt Pm Radson De Oliveira Bispo 
Cb Pm Luiz Augusto Dos Santos Firmino
Silvio Correia Da Silva 
Sgt Eduardo Manoel De Carvalho 
Sgt Renato Novoa Vaz 
Sgt Jorge Luiz Gualberto Gomes
Sgt Wilson Ferreira De Magalhães 
Cb Luciano De Souza Da SilvaSgt Amarildo Marins Da Conceição 
Cb Rodrigo Da Silva Miguez 
Sgt Marcelo De Andrade Coelho 
Jean Carlo Nunes De Lima  
Cb  alexandre da silva, v. "a silva" 
Sd João Paulo Gomes Da Costa 
Cb Wilson Eduardo Nogueira Santos 
Cb Leandro Do Nascimento Coelho  
Fabiano Da Silva Barrozo, v. "bozo" 
Cb Davi Santos De Souza Cruz     
Sgt Gilson Ferreira De Magalhães 
Cb Waltemir Monteiro Da Silva, v. "passarinho" 
Sgt Laelson Ferreira Cabral 
Reginaldo de Azevedo Da Silva, v. "naldo" 
Cristiano Pinto Da Rocha
Marcelo Luiz Pereira Da Silva, v. "marcelinho" 
Robson Cunha Silva  
Priscila Lopes De Moura 
Sérgio Vitor Rocha, v. "maninho" 
Cb Cristiano Da Silva Martins 
Sgt Leonardo Costa 
Sgt Luiz Claudio Dos Santos Reis 
Sgt Marcelo Ferreira Gomes 
Maria Lucia de carvalho
Sd Márcio Da Silva Fontes Alves 
Cb Marcus Vinícius Lima Bindi  
Cb Cláudio Augusto Rodrigues Da Silva
Fonte: G1
 

Roseana veta projeto que prorroga mandatos de conselheiros tutelares


Com esta decisão que deve criar um mal-estar, Roseana impede a determinação de Lei Federal 12.696

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), encaminhou ontem segunda-feira (29) mensagem à Assembléia Legislativa do Estado, informando que decidiu vetar o projeto de Lei 036/2013 que dispõe sobre prorrogação de mandatos de conselheiros tutelares em todo território do Maranhão.
Com esta decisão que deve criar um mal-estar, Roseana impede a determinação de Lei Federal 12.696, de 25 de junho de 2012, que anteriormente havia unificado o processo de escolha para os referidos cargos em todo território nacional.
O projeto havia sido aprovação em plenário da Assembleia na sessão extraordinária, logo após receber parecer favorável e em conjunto dos membros das comissões de Constituição e Justiça e Administração Pública.
Mesmo aprovado no Poder Legislativo, o governo Roseana Sarney apreciou em prazo legal de quinze dias, mas preferiu contrariar milhas de pais de famlias vetando o projeto de autora da deputada Valéria Macedo (PDT), a qual faz parte da base do governo da peemedebista. Confira abaixo a mensagem do veto.

Fonte: Blog do Neto Ferreira

Arnaldo Melo se posiciona contrário a criação da CPI da Agiotagem



Presidente da AL, Arnaldo Melo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), ao ser questionado sobre a possibilidade de instalação de uma CPI da Agiotagem no parlamento maranhense, proposta pelo deputado Raimundo Cutrim (PSD), demonstrou ser contrário a proposição.
“Eu julgo de difícil evolução, nossa preocupação não é tanto com o desgaste da Casa, mas sim com o aparato que precisaríamos para instalar e para desenvolver uma Comissão de Inquérito desse porte e com os resultados satisfatórios”, afirmou.
Arnaldo Melo também fez questão de ressaltar que os crimes de agiotagem estão sendo apurados pelas policias Civil e Federal, e que uma CPI poderia até atrapalhar as investigações.
“Acho até que possamos atrapalhar a evolução do processo investigatório que já está em fase avançada”, disse.
Vale lembrar que para a instalação da CPI serão necessárias 14 assinaturas, mas até o momento, apenas seis deputados assinaram a CPI. Além de Cutrim, os deputados: Neto Evangelista, Bira do Pindaré, Zé Carlos, Cleide Coutinho e Eliziane Gama, também assinaram o documento.
ÉTICA – Sobre o outro pedido do deputado Raimundo Cutrim, para que a Comissão de Ética seja acionada e possa lhe investigar, Arnaldo Melo ainda não tem um posicionamento definitivo.
“Estou aguardando o retorno dos secretários da Mesa, os deputados Rogério Cafeteira e Carlinhos Florêncio, que estão viajando, para juntos definirmos as providências que serão tomadas”, finalizou.
Fonte: Blog do Jorge Aragão

Fapema disponibiliza Edital da Semana de Ciência e Tecnologia


A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) disponibilizou na página da fundação o edital Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCT). O edital, que fica aberto até o dia 21 de junho, tem como objetivo apoiar, parcial ou integralmente, a execução de projetos, organização de feiras, mostras científicas e a execução de atividades científicas ou tecnológicas durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão de 2013, que acontece de 21 a 26 de outubro.

Os recursos alocados pelo governo para a chamada pública são no valor de R$ 500 mil. Estão convidados a apresentarem propostas para financiamento de projetos, que tenham como foco a popularização da ciência, pesquisadores e professores vinculados à rede de ensino e às Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Ciência e Tecnologia, sediadas no Estado do Maranhão.

Este ano o tema da semana é "Ciência, Saúde e Esporte". A proposta é promover e estimular pesquisas que tenham como meta a divulgação de temas científicos e tecnológicos relacionados com saúde e esporte. A intenção é ampliar o debate em escolas, universidades e comunidades como forma de integrar o maior número possível de pessoas com o tema proposto.

Em 2012 o Maranhão realizou 1.800 atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em 44 municípios do Estado, o que lhe rendeu o primeiro lugar entre os estados do Nordeste e o quinto no Brasil. A meta para este ano é manter o primeiro lugar no Nordeste e ocupar o primeiro lugar nacional. "Com o edital esperamos ampliar o número de atividades na capital e, principalmente, no interior do Estado", disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS - As propostas para financiamento de atividades deverão ser apresentadas eletronicamente a partir do preenchimento completo de formulário eletrônico de solicitação, disponibilizado no Portal da Fapema: www.fapema.br/patronage até o dia 21 de junho. Os projetos serão classificados em duas faixas.

Na primeira faixa podem concorrer pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no Estado do Maranhão. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 6 mil. A segunda contempla projetos oriundos de proponentes vinculados às escolas públicas ou privadas da rede de ensino do Maranhão. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 3 mil.

ESTÍMULO A PESQUISA - A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e no Maranhão é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fapema. O Ministério da Ciência e Tecnologia aposta no atrativo dos grandes eventos esportivos - como os torneios de futebol da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), bem como as Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016) - para despertar a participação popular e estimular a produção de conhecimento entre os pesquisadores.

No último dia 24 a Sectec e a Fapema apresentaram o projeto do governo para a realização da SNCT 2013 no Maranhão. Durante a reunião o governo convidou as instituições de ensino, secretárias de estado e municipais, e a iniciativa privada a participar como parceiros na realização do evento que ano passado recebeu mais de 20 mil pessoas no espaço da ciência montado na área externa do São Luís Shopping.


PED do PT deverá ter três candidatos


O Processo de Eleições Diretas do PT no Maranhão já começa a esquentar a disputa interna dentro da legenda. O PED só será realizado em novembro, mas pelo menos três fortes candidatos já são conhecidos.
O grupo comandado pelo vice-governador Washington Oliveira, deverá oficializar apoio ao atual presidente da Direção Estadual do PT, Raimundo Monteiro. Essa ala defende abertamente a reedição da aliança com o PDMB.
Já o grupo comandado pelo deputado estadual Zé Carlos, muito provavelmente terá como candidato Henrique Sousa, que é militante histórico do PT. Essa corrente deve trabalhar a possibilidade de uma candidatura própria, mas não descarta a possibilidade de aliança com outro candidato.
O outro candidato praticamente confirmado é Augusto Lobato, que contará com o apoio do deputado estadual Bira do Pindaré. Esse grupo defende a aliança do PT com o PCdoB e o consequente apoio a candidatura de Flávio Dino ao Governo do Maranhão.
A disputa promete ser interessante e como de costume deverá ser polêmica, até mesmo porque já existe uma predisposição da Direção Nacional do PT para, sempre que possível, a reedição da aliança com o PMDB.
Fonte: Blog do Jorge Aragão

Arari: Vereador Cafezinho solicita Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos



O Vereador Cafezinho solicitou ao Poder Executivo, através da Indicação de Nº 009/2013, a instalação de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, através de parceria com os Governos Estadual e Federal.

No documento, o Vereador sugere que o Centro funcione em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Produção e Abastecimento, Conselho Tutelar, com o FIA (Fundo da Infância e Adolescência), Ministério Público, Sociedade Civil Organizada, bem como todas as igrejas do município, através de seus representantes legais.

Cafezinho apresentou a proposta após verificar que um grande número de pessoas tem adentrado ao mundo das drogas no município de Arari. Isso tem gerado violência para a cidade, o que deixa a população insegura. O parlamentar pontua que “os usuários de drogas precisam de uma oportunidade para abandonar o vício e se reintegrarem à sociedade”.

A indicação foi aprovada na Câmara no dia 12 de abril.

O vereador Cafezinho aguarda agora que essa solicitação seja atendida pelo Executivo, para o bem estar de toda a população.






871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Fies


A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (29) que 871 mil jovens no Brasil fazem cursos universitários com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ela, o número representa mais de 12% do total de matrículas em universidades de todo o país.
“Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade, de se formar no curso que escolheram e de conseguir um trabalho melhor”, ressaltou.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que, apenas este ano, 266 mil jovens assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. A expectativa do governo federal é chegar a 400 mil financiamentos até o final de 2013.
“Isso porque estamos facilitando a vida do aluno. Ele pode assinar o contrato do Fies em qualquer época do ano. Ele não precisa mais esperar o fim do ano ou o fim do semestre para pedir o financiamento”, explicou.
Ainda segundo Dilma, a procura por cursos onde mais falta mão de obra tem aumentado – a cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil, sendo que, no ano passado, mais de 7 mil deles ingressaram na faculdade por meio do Fies. Ao todo, o programa financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina.

“Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade.”

Fonte: O Imparcial on-line

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Abertas as inscrições para curso gratuito de inglês oferecido pela Capes


My English Online oferece formação em língua inglesa gratuitamente por meio da ferramenta MyELT.

Estão abertas inscrições para o My English Online (MEO), curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). O curso, uma iniciativa do Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. O curso foi formulado para contribuir com a formação em língua inglesa de possíveis candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), além de preparar os estudantes para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior. Entretanto, o MEO também está aberto a todos os estudantes, regularmente matriculados, independentemente do seu perfil para o CsF.

O My English Online é um curso que é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, sem mediação de professor/tutor, que propõe atividades totalmente interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. Pelo sistema, o usuário tem acesso a livros interativos, leituras, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.
O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado, contendo cada um três partes de atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. As etapas de aprendizado são: Nível 1 — Iniciante, com instruções em Português e componentes bilíngues; Nível 2 — Básico; Nível 3 — Pré-Intermediário; Nível 4 — Intermediário; e Nível 5 — Avançado, preparatório para exames TOEFL, FCE ou CAE. A falta de acesso ao sistema por mais de 15 dias implica perda de acesso ao ambiente de forma irreversível.
Para cursar o My English Online é necessário que o interessado esteja regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação ou pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES. No ato da inscrição o aluno fará um teste de nivelamento para saber em qual nível será classificado. O teste dura em torno de 1 hora e não pode ser salvo para ser finalizado posteriormente. Sem o teste, o curso não será aberto. A cada dois meses, o estudante deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo e será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.

Clique aqui e realize sua inscrição: 


Fonte: Imirante.com

Cutrim colhe assinaturas para CPI da Agiotagem e pede investigação contra si mesmo


Deputado quer ser acareado com o assassino Johnatan Sousa e com o secretário Aluísio Mendes

Raimundo Cutrim pediu investigação
 contra si próprio
O deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD)  passou a colher, a partir desta segunda-feira (29), assinaturas para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Agiotagem que elucide, de uma vez por todas, o assassinato do jornalista Décio Sá e suas ramificações. O parlamentar preparou também um requerimento submetendo-se a uma investigação da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa.

Durante mais um discurso duro, Cutrim disse que denúncias feitas, sobretudo pelo Sistema Mirante de Comunicação, causaram um estrago imensurável a sua imagem perante a sociedade e a família dele. O parlamentar prometeu processar também o grupo Mirante.

O deputado disse que deseja fazer uma acareação com o assassino de Décio, o pistoleiro Johnatan Sousa; com o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes; e com todos os delegados, promotores e procuradores envolvidos na investigação.

Raimundo Cutrim criticou lista divulgada, na semana passada, com nomes de gestores que estariam envolvidos com a agiotagem sem, sequer, serem investigados. Segundo o deputado, é necessário que as coisas sejam passadas a limpo e que o crime e suas ramificações sejam esclarecidas.

Cutrim, claro, foi o primeiro a assinar a CPI, seguido do deputado Bira do Pindaré (PT). São necessárias 14 assinaturas para que a CPI seja instalada na Assembleia Legislativa.

Fonte: Blog da Sílvia Tereza

Plenária de Bira do Pindaré declara apoio a Augusto Lobato e prefere aliança com o PCdoB

Bira prega unidade interna no PT e no campo das oposições no Maranhão

A unidade entre várias tendências que compõem a Resistência Petista marcou a plenária do mandato do deputado estadual Bira do Pindaré (PT), realizada neste fim de semana, em São Luís.

Participaram da plenária lideranças petistas de diversas regiões do Maranhão. Ao final dos debates, apontaram os principais encaminhamentos para 2013 e 2014.

De imediato, a plenária decidiu pela renovação do mandato de Bira do Pindaré, considerando o engajamento nos movimentos sociais e a liderança do deputado na articulação das forças de oposição no Maranhão.

Na essência dos debates, três encaminhamentos merecem destaque:

1) Defesa da aliança com PCdoB o de Flávio Dino para o governo do Maranhão, reivindicando a presença do PT na chapa majoritária;

2) Construir a reeleição do mandato popular de Bira do Pindaré; 

3) Lançar chapa única da Resistência Petista para o PED, com a candidatura de Augusto Lobato para presidente do diretório estadual;

O coletivo Reage PT, representado por Marlon Botão e Marlon Henrique, acentuou a perspectiva de o partido ser protagonista na composição da aliança com o PCdoB, tendo Flavio Dino candidato a governador.

“Queremos compor uma aliança programática e construir um plano de desenvolvimento para o Maranhão. Para isso é fundamental que o PT participe da chapa majoritária e não seja apenas coadjuvante”, destacou o relações públicas Marlon Botão, ex-candidato a vereador em São Luís.

PED COM AUGUSTO LOBATO

Lobato vai costurando apoios para
chegar ao segundo turno contra Monteiro
Outra importante decisão da plenária foi a declaração do apoio à candidatura de Augusto Lobato à presidência estadual do PT e o lançamento de chapa única da Resistência Petista. 

O PED (Processo de Eleição Direta) será realizado em novembro de 2013 e vai definir as novas (ou repetir as antigas) composições dos diretórios municipais, estaduais e o nacional.

Lobato é o candidato único da Resistência Petista, agrupamento que reúne diversas tendências não alinhadas ao petismo que aderiu a José Sarney (PMDB) no Maranhão. 

Além de Lobato, disputam a cabeça do diretório estadual o jornalista Henrique Silva e Raimundo Monteiro, atual presidente do PT e candidato à reeleição.

Henrique é chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos. Diferentemente de Lobato, Henrique defende candidatura própria do PT em 2014 e está à procura de um nome para liderar a chapa.

Monteiro é o candidato de Roseana Sarney (PMDB) e tem o apoio do vice-governador Washington Oliveira (WO). Eles preferem a reedição da aliança com a oligarquia.

O PED tem dois turnos, abrindo margem para diálogos entre as chapas. Há um pré-acordo entre os grupos de Augusto Lobato e Henrique Silva/Zé Carlos para marcharem juntos no segundo turno contra Monteiro.

Se o acordo for cumprido, é uma chance de salvar o PT.

Chance remota, porque a decisão virá por intervenção do diretório nacional. Lula e Zé Dirceu já bateram o martelo: o PT no Maranhão é de Sarney!

Fonte: Blog do Ed Wílson



Humberto Coutinho diz para vereadores que ficará com Flávio e grupo Sarney reage


O ex-prefeito Humberto Coutinho e o prefeito Leo Coutinho, de Caxias, chamaram os vereadores da base para dar um recado direto sobre as eleições do ano que vem para o Governo do Estado.
Sem meias palavras, disseram que o grupo liderado por eles estará no palanque de Flávio Dino, jogando por terra quaisquer especulações sobre o assunto.
Quem está com os Coutinho está com Flávio Dino, sentenciaram pai e filho..
De acordo com o jornalista Jotônio Vianna, Humberto Coutinho se reuniu com a vereança governista caxiense na semana passada e fixou o prazo do dia 15 de maio para que os edis decidam se vão compor em 2014 com o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), candidato oposicionista, ou se vão com o secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), o ‘candidato’ de Roseana Sarney (PMDB)…
Na referida reunião, tensa por sinal, Humberto Coutinho não apenas foi enfático em relação à cobrança de posicionamento político-partidário dos vereadores situacionistas locais como também foi incisivo na defesa da candidatura de Flávio Dino…
O recado dos Coutinho gerou repercussão no comando político do Grupo Sarney, que imediatamente acionou uma rede de informações com claro sinal de chantagem.
Alguns chefes do clã Sarney chegaram a insinuar que a qualquer momento poderia haver até a prisão de Humberto Coutinho, sem adiantarem por qual motivo.
Sabe-se que estão a todo custo querendo envolver lideranças oposicionistas no esquema de agiotagem praticado por pessoas muito próximas ao comando sarneysista.
Fonte: Blog do John Cutrim

PF prende secretários e mais 16 em operação contra corrupção no RS


Investigação aponta existência de esquema de concessão ilegal de licenças ambientais em cidades do Sul; rede envolveria servidores públicos e empresários


O secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul foi afastado do cargo depois de ter seu nome envolvido em operação da Polícia Federal que investigou esquema de crimes ambientais no Estado. A Operação Concutare, deflagrada nesta segunda-feira, 29, cumpriu 18 mandatos de prisão de pessoas suspeitas de participar de rede concessão ilegal de licenças ambientais. Servidores públicos, empresários e consultores ambientais participava do esquema, segundo a PF.
Além do secretário de Meio Ambiente, foram presos também o ex-secretário estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado (PPS) e o secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Zachia (PMDB), que também foi afastado do cargo, segundo o governo municipal. Os demais presos não tiveram os nomes informados pela polícia.
Segundo a investigação, os envolvidos são suspeitos de cometer crimes ambientais, contra a administração pública e lavagem de dinheiro. Tantos os governos do Estado quanto do município anunciaram que servidores investigados serão afastados pelo menos até a situação ficar esclarecida.
A operação envolveu 150 policiais federais e as ordens judiciais de apreensão e prisão foram cumpridas em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Estadão.com

Viana: ‘Partido com Marina tem que ser saudado’


Ser político governista é, por vezes, respirar o ar do Executivo sem sentir a execução. O senador Jorge Viana (PT-AC) se deu conta disso da pior maneira. Num dia, discursou contra o “casuísmo”. Noutro dia, viu seu partido fechar questão a favor do projeto que submete os novos partidos a um torniquete. E ainda teve de digerir um sapo chamado André Vargas (PT-PR), que coaxou: “O partido tem que ter uma posição unificada, respeitar a posição da maioria. Tem que expulsar o Jorge Viana.”
Tentando manter a espinha ereta e a cabeça acima do pescoço, Jorge Viana disse o seguinte numa entrevista ao Jorge Paulo Celso Pereira: “Não sou da base do governo, sou da bancada do governo. Mas, com a experiência que vivi de prefeito e governador, sempre petista, toda vez que eu vir que, para a nossa história, para o meu partido e para o nosso governo, o melhor caminho não é o que estão apontando, vou pegar o melhor caminho, e o farei de maneira pública…”

Sobre o partido que a amiga Marina Silva tenta pôr em pé, o senador declarou: “O Rede Sustentabilidade é algo novo, que vem legitimado em movimentos sociais e que se soma ao esforço de resgatar o respeito dos partidos e da política. O surgimento de um partido que traz uma liderança como a Marina é legítimo e tem que ser até saudado.”
Tomado pelas palavras, Viana parece aconselhar a Dilma Rousseff que se afaste dos que acham que a vida fica mais fácil quando você asfixia os que podem torná-la mais difícil: “Qualquer tentativa de mexer em regras que afetem candidaturas como de Marina ou de Eduardo [Campos, do PSB] não nos diz respeito, porque estamos governando o Brasil, e bem. Se a gente erra a mão nisso, a gente torna vítima quem não é, e nos distanciamos daquilo que a gente sempre defendeu.” Beleza. Agora só falta combinar com os russos domésticos. E com a russa, naturalmente.
Fonte: Blog do Josias de Souza

sábado, 27 de abril de 2013

Minha casa, meu negócio


Num claro conflito de interesses, parlamentares lucram com contratos milionários do maior programa habitacional do governo. Políticos são beneficiados na venda de terrenos e ao colocar suas próprias empreiteiras para tocar as obras

A CASA É NOSSA 
Os deputados Augusto Coutinho, Inocêncio Oliveira e os senadores Wilder Morais
e Lobão Filho (da esq. para a dir.) têm sido favorecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida

De vitrine do governo Dilma Rousseff à vidraça para os órgãos de controle, o programa Minha Casa, Minha Vida se tornou uma fonte de problemas e fraudes. Nas últimas semanas, o jornal "O Globo" denunciou que ex-servidores do Ministério das Cidades integrariam um esquema para ganhar contratos de habitação destinados às faixas mais pobres da população. Os antigos funcionários das Cidades não são, porém, os únicos que lucram com um dos principais programas sociais do governo. Levantamento feito por ISTOÉ indica que a política habitacional criada para ajudar os mais pobres enriquece também deputados e senadores. 

Os parlamentares se aproveitam de um filão imobiliário que já movimentou R$ 36 bilhões em recursos públicos para a construção de 1,05 milhão de casas e apartamentos para famílias de baixa renda. Os dados do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – reserva financeira composta por recursos do FGTS e gerenciada pela Caixa Econômica Federal – mostram que parlamentares de diferentes partidos têm obtido vantagens financeiras com o programa de duas maneiras: na venda de terrenos para o assentamento das unidades habitacionais e na obtenção de contratos milionários para obras que são realizadas por suas próprias empreiteiras. Entre eles, os senadores Wilder Morais (DEM-GO) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro de Minas e Energia e presidente da Comissão de Orçamento do Senado, e os deputados Inocêncio Oliveira (PR-PE), Augusto Coutinho (DEM-PE) e Edmar Arruda (PR-PR).

O procurador Marinus Marsico, representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), não tem dúvidas da irregularidade de tais práticas. Segundo ele, a utilização de financiamento habitacional de programa do governo a empresas de parlamentares constitui, no mínimo, conflito de interesses. “O parlamentar é um ente público. Assim, quando firma contrato com recursos públicos, ele está dos dois lados do contrato, porque ele é responsável por gerir ou fiscalizar essas verbas. Há uma incompatibilidade. Não é possível servir a dois senhores. Ou você é administração pública ou é empresa”, critica Marinus. Na terça-feira 23, a própria presidenta Dilma admitiu a possibilidade de haver irregularidades no programa e foi enfática ao dizer que o governo tem a obrigação de investigá-las.

Os casos levantados pela reportagem, segundo o procurador, podem ser apenas uma mostra de um crime muito maior. É prática corrente colocar empresas e imóveis, como terrenos, em nome de terceiros, o que dificulta a fiscalização. Mas em Pernambuco o vínculo com o parlamentar beneficiado é direto. No Estado, nove mil das 20 mil casas prometidas pelo programa do governo federal já foram entregues. A especulação imobiliária é intensa, como também é grande a oferta de enormes áreas para a construção das casas populares. Apesar disso, a construtora Duarte, uma empreiteira local que abocanhou o contrato para erguer 1.500 casas no município de Serra Talhada, escolheu justamente as terras do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) para construir as habitações.

A área de 34 hectares fora adquirida pelo parlamentar 30 anos atrás, antes de ser desapropriada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Era parte de uma fazenda, que foi dividida em vários lotes. O lote em questão foi declarado por Inocêncio à Justiça Eleitoral em 2010 pelo valor de R$ 151 mil. No mesmo ano, ele vendeu o terreno à construtora do programa Minha Casa, Minha Vida por R$ 2,6 milhões, de acordo com registros do cartório do 1º ofício de Serra Talhada. Ou seja, uma valorização espontânea de 1.600%. Procurado por ISTOÉ, Inocêncio confirmou o negócio, mas disse ter recebido “apenas R$ 1 milhão”, dando a entender que a empreiteira registrou valor diferente. O parlamentar disse ainda desconhecer o uso da área. “Eu não tenho nada a ver com a Caixa. Vendi para uma empresa particular”, afirma. Coincidência ou não, o negócio foi fechado no fim de 2010, momento em que a prefeitura de Serra Talhada era comandada por Carlos Evandro, do PR, um colega de partido de Inocêncio.
 
DE VITRINE À VIDRAÇA
Dilma Rousseff admite irregularidades no Minha Casa,
Minha Vida e diz que o governo deve investigá-las
No Recife, o deputado federal Augusto Coutinho (DEM) também tenta tirar proveito do programa Minha Casa, Minha Vida, seguindo o exemplo de Inocêncio Oliveira. O governo negocia com o parlamentar a compra de uma área de 2.400 metros localizada no bairro de Campo Grande para construção das casas populares. As terras estariam registradas em nome de sua construtora, a Heco. Os valores precisos da negociação não foram divulgados. Coutinho já declarou que não aceita menos de R$ 300 mil para ceder o terreno para o Minha Casa, Minha vida. O caso, no entanto, deve parar na Justiça. A prefeitura, nas mãos do PSB, alega que a área é de propriedade da Marinha. 

Outro jeitinho arranjado pelos parlamentares para lucrar com o programa federal é fechar contratos com suas próprias empreiteiras para a construção das unidades habitacionais. Segundo dados da Caixa Econômica Federal, obtidos por ISTOÉ, um dos barões do Minha Casa, Minha Vida é o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), presidente da Comissão de Orçamento do Senado. Até o fim do ano passado, ele já havia embolsado R$ 13,5 milhões por meio de contratos firmados por sua empreiteira, a Difusora Incorporação e Construção. Um dos empreendimentos populares de Edinho, como ele é conhecido no Senado, financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial, está sendo erguido no município de Estreito, a 700 quilômetros de São Luís.

O município tem atraído investimentos milionários desde que recebeu o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Estreito em 2007 – empreendimento de R$ 1,6 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A população local cresceu 60%, saltando de 25 mil habitantes para 40 mil. No mês passado, a Caixa Econômica Federal abriu sua primeira agência no município e anunciou investimentos de R$ 57 milhões para construir mil casas.
No Paraná, em pelo menos três municípios, imóveis do Minha Casa, Minha Vida levam o selo da Cantareira Construções. A empreiteira pertence ao deputado Edmar Arruda (PR-PR). Só da Caixa, a Cantareira recebeu R$ 65,5 milhões até o fim de 2012. E a empresa do deputado fechou novo contrato para construir 400 casas no município de Paranavaí, um acerto de R$ 30 milhões. Os recursos, desta vez, virão do Banco do Brasil. Acumulando as funções de representante do Legislativo e presidente do Grupo Cantareira, Arruda percorre municípios do Estado discutindo com prefeitos projetos de ampliação do Minha Casa, Minha Vida. 
Em um evento na Câmara Municipal de Ivatuba (PR), no fim de 2011, Arruda foi homenageado por anunciar um empenho de R$ 300 mil de uma emenda parlamentar para a cidade. Na mesma reunião, aproveitou para fazer lobby pela construção de 140 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. O próprio deputado-empreiteiro, sem nenhum constrangimento, explicou aos vereadores que o município precisaria captar R$ 2,3 milhões com o programa do governo para tirar as habitações do papel. Procurado, ele alegou que já foi sócio da empresa, mas hoje não faz mais parte dela. Embora, na reunião com os prefeitos, ele seja apresentado como presidente do Grupo Cantareira, Arruda diz que a empresa “está em poder da sua família”, como se isso resolvesse o conflito de interesses. Arruda argumenta ainda “que o dinheiro do Programa Minha Casa, Minha Vida não é público e que advém de recursos oriundos de fundos como o FAT e o FGTS”.
DESPISTE
Deputado Edmar Arruda diz que empreiteira que lucra com casas "é da família"
No Estado de Goiás, a história se repete. Em Nerópolis, município próximo a Goiânia, a Orca Incorporadora constrói o conjunto residencial Alda Tavares. A empreiteira é do senador Wilder Morais (DEM), que assumiu o gabinete de Demóstenes Torres após sua cassação por envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Até o final de 2012, só em contratos com a Caixa, a empresa de Morais faturou R$ 42,1 milhões. O empreendimento de Nerópolis está sendo investigado pelo Ministério Público de Goiás depois que moradores relataram que as casas lá são feitas com chapas metálicas. Os choques elétricos são rotina, um dos beneficiados do programa disse que seu cachorro morreu eletrocutado no quarto do filho. 

A construtora do senador também tem empreendimentos populares em Aparecida de Goiânia. Procurado por ISTOÉ, Morais não retornou as ligações. Questionada pela reportagem, a Caixa também não se manifestou. O ex-superintendente da Caixa Econômica Federal José Carlos Nunes diz que os métodos de escolha dos terrenos e empresas para o Minha Casa, Minha Vida ainda não são uniformes. “Tudo fica a critério da Caixa, que escolhe quem quer”, critica Nunes.

Fonte: IstoÉ Independente